Futebol

Sport e Bahia fazem clássico nordestino de olho em se distanciar do Z4

Leão (16º) e Tricolor de Aço (15º) estão empatados com 32 pontos, mas baianos levam vantagem no saldo de gols

Jair Ventura, técnico do SportJair Ventura, técnico do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Três clubes empatados com 32 pontos, entre a 15ª e 17ª posições. Dois deles vão se enfrentar neste final de semana, em confronto direto contra o rebaixamento. Bem-vindo a reta final da Série A do Campeonato Brasileiro. Faltando sete rodadas para o fim, a disputa na parte de baixo da tabela está acirrada. Em rodada com um derby gaúcho (Internacional e Grêmio) e outro carioca (Fluminense x Botafogo), o embate que mais deve carregar tensão é o clássico nordestino entre Sport e Bahia, na Ilha do Retiro, neste domingo, às 18h15. Quem perder pode entrar no Z4.

O Sport é o 16º colocado. O Bahia, 15º. Empatados com 32, o Tricolor de Aço leva vantagem no saldo de gols (-15x-17). Quando os clubes entrarem em campo, já saberão o resultado do jogo do Vasco (17º, com mesma pontuação) perante o Atlético/MG, em São Januário. Um triunfo dos cariocas joga ainda mais pressão nos clubes. Se isso acontecer, o Leão só evita a zona se vencer os baianos. Caso os cariocas fiquem no empate, os pernambucanos evitam a entrada no Z4 somando ao menos um ponto. 

Vale lembrar, contudo, que tanto Vasco como Bahia possuem um jogo a menos que o Sport, o que torna a situação do Leão ainda mais delicada. “O momento é crítico desde que assumi. Está assim o campeonato inteiro e ficará até o final, enquanto não conseguirmos nosso objetivo. Temos uma grande Copa do Mundo, que são nossos sete jogos fiinais”, afirmou o técnico Jair Ventura.

Em recuperação da Covid-19, o time não terá a presença do atacante Hernane Brocador. Em compensação, ganha os retornos de Marquinhos, que não enfrentou o Corinthians por ter vínculo com o clube paulista, e do lateral-esquerdo Júnior Tavares, após cumprir suspensão automática. Dias antes do jogo, Bahia e Sport acabaram travando uma disputa fora de campo. O então executivo de futebol do Leão, Lucas Drubscky, deixou o clube para acertar justamente com o Tricolor de Aço. Posicionamento que pegou de surpresa a direção rubro-negra, ainda sem nome para substituir o antigo responsável por comandar o futebol dos pernambucanos.

Bahia

Empolgado após a vitória por 1x0 diante do Athlético/PR, o Bahia deve ter duas novidades para o jogo contra o Sport. O atacante Gilberto, que não atuou por conta do protocolo da CBF para Covid-19, e o lateral João Pedro, recuperado de lesão, treinaram normalmente nos últimos dias e devem retornar ao time.

Ficha técnica

Sport

Luan Polli; Patric, Adryelson, Maidana e Júnior Tavares: Marcão, Betinho, Ronaldo e Thiago Neves; Marquinhos e Dalberto. Técnico: Jair Ventura

Bahia

Douglas; Nino, Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Gregore, Ronaldo e Ramon; Juan, Thiago e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti

Local: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Horário: 18h15
Árbitro: Raphael Claus (SP). Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Luiz Alberto Andrini Nogueira (ambos de SP)
Transmissão: Premiere FC

 

Veja também

Ministério Público vai recomendar suspensão do futebol no Brasil
Futebol

Ministério Público vai recomendar suspensão do futebol no Brasil

De volta ao Náutico, Luiz Henrique lamenta poucas oportunidades em Portugal
Futebol

De volta ao Náutico, Luiz Henrique lamenta poucas oportunidades em Portugal