Futebol

Sport e Náutico empatam em 1x1 no jogo de ida da final do Estadual

Everaldo marcou para o Leão, enquanto Wagner fez para o Timbu; alvirrubros reclamaram de gol mal anulado pelo VAR

Clássico dos Clássicos, entre Sport e NáuticoClássico dos Clássicos, entre Sport e Náutico - Foto: Anderson Stevens/Sport Recife

Tudo igual no primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano 2021. Com direito à polêmica e uso de VAR, Sport e Náutico empataram em 1x1, na Arena de Pernambuco, neste domingo (16). Everaldo marcou para o Leão. Wagner fez para o Timbu. O duelo da volta ainda não tem local definido - o mando é dos alvirrubros, mas a partida tem possibilidades de sair dos Aflitos e acontecer novamente em São Lourenço da Mata. Um novo empate provocará penalidades. O vencedor levanta a taça do Estadual.

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Os estereótipos de Náutico e Sport no Pernambucano 2021 foram colocados em prática no início do clássico. Dono do melhor ataque, o Timbu começou pressionando. Com marcação alta e muita velocidade pelas pontas, os alvirrubros tinham a maior posse, mas esbarravam na defesa do Leão, trunfo rubro-negro nos últimos jogos. As melhores chances foram todas em chutes da entrada da área. Em um deles, Jean obrigou Maílson a fazer boa defesa.

O Sport era reativo. Sabia que, ao atacar, o Náutico deixaria muito espaços. Em dois lances, o Leão teve, com Thiago Lopes e Maidana, ótimas oportunidades de marcar, na pequena área. O primeiro parou em Alex Alves, enquanto o segundo mandou para fora. 

Cada time teve uma chance de marcar nos minutos finais. Após rebote de Maílson em cobrança de falta de Jean, Camutanga, com o gol aberto, mandou por cima. Lance que custou caro ao Náutico. Aos 45, o Timbu saiu errado. A bola terminou nos pés de Everaldo. Um corte seco e um chute colocado. Gol do Sport. Na comemoração, o atacante dançou o “tchaki tchaki”, em homenagem ao ex-BBB Gilberto, vítima de ato homofóbico por parte de Flávio Koury, conselheiro do Leão.

A vantagem do Sport no placar durou mais tempo no intervalo do que quando a bola rolou. Aos cinco do segundo tempo, após escanteio de Jean, Wagner se antecipou a Maílson e empatou a partida para o Náutico. 

O Clássico dos Clássicos não ficou sem polêmica. Após boa jogada pela esquerda, Erick empurrou para o fundo do gol. O bandeira assinalou impedimento. O VAR foi acionado para ver o lance e confirmou a anulação do tento - embora os alvirrubros tenham saído de campo questionando a decisão. Minutos depois, o Timbu perdeu duas chances incríveis. Erick parou em Maílson, enquanto Jean Carlos, cara a cara com o goleiro, chutou para fora a bola e a chance de o Timbu sair vencedor na Arena. 

Ficha técnica

Sport 1
Maílson; Patric, Maidana, Adryelson e Sander; Marcão, Júnior Tavares e Thiago Lopes (Marquinhos); Neílton (Toró), Everaldo (Thiago Neves) e Tréllez (Maxwell). Técnico: Umberto Louzer.

Náutico 1
Alex Alves; Hereda, Camutanga, Wagner Leonardo e Bryan; Rhaldney (Marciel), Djavan (Trindade) e Jean Carlos; Erick (Matheus Carvalho), Vinícius (Giovanny) e Kieza. Técnico: Hélio dos Anjos

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço/PE)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Alessandro Matos (BA) e Fabrício Vilarinho (GO)
VAR: Rodrigo Sá (RJ)
Gols: Everaldo (aos 45 do 1ºT) e Wagner (aos 5 do 2ºT)
Cartões amarelos: Neílton, Adryelson, Marquinhos, Maidana, Toró, Thiago Neves (S); Hereda, Jean Carlos, Wagner (N)

 

Veja também

Sport pouco produz e perde para o Juventude fora de casa
Série A

Sport pouco produz e perde para o Juventude fora de casa

Hélio se diz "muito satisfeito" e destaca personalidade da equipe em nova vitória na Série B
Náutico

Hélio se diz "muito satisfeito" e destaca personalidade da equipe em nova vitória na Série B