BRASILEIRÃO FEMININO

Sport e Vitória de Santo Antão confirmados

A vaga das rubro-negras na Série A1 do Nacional de 2017 foi assegurada

Fla é o atual campeão e já tinha vaga asseguradaFla é o atual campeão e já tinha vaga assegurada - Foto: Ricardo stuckert/cbf

 

Dois times pernambucanos estão na lista dos 16 clubes que disputarão a Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2017, previsto para começar em março e se estender até agosto. O heptacampeão estadual Vitória de Santo Antão entra em sua quinta participação no certame em busca de uma semifinal inédita. A equipe tem dois vices na Copa do Brasil, em 2011 e 2013, e já chegou a figurar entre os elencos mais qualificados do País, há cerca de três anos.

Já o Sport reativou o departamento da modalidade após dois anos – coincidentemente, a Conmebol havia anunciado, em setembro último, algumas mudanças em suas regras, entre elas a obrigatoriedade de equipes adultas femininas em atividade para clubes que desejem disputar a Sul-Americana e a Libertadores a partir de 2019. A vaga das rubro-negras na Série A1 do Nacional de 2017 foi assegurada por conta da participação do time masculino na primeira divisão do Brasileirão. Corinthians, Grêmio, Ponte Preta, Santos, Vitória/BA foram outras equipes que entraram nesta mesma condição. O Flamengo, por sua vez, é o atual campeão e já tinha vaga assegurada.

A principal novidade do Brasileirão Feminino para esta temporada foi a criação de uma divisão de acesso, a Série A2, que contará com outros 16 clubes. Os campeonatos, contudo, terão formatos diferentes. Na A1, serão formados dois grupos de oito times, que jogarão entre si em turno e returno. Os quatro melhores avançarão ao mata-mata, em confrontos de ida e volta, enquanto os dois lanternas serão automaticamente rebaixados. Na A2 também serão formados dois grupos de oito times, mas eles jogarão entre si em turno único. Os dois melhores de cada chave farão o mata-mata e campeão e vice garantirão o acesso. Na próxima segunda-feira, será realizado o sorteio dos grupos da primeira fase, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

 

Veja também

Vazam imagens das possíveis novas camisas do Sport
Sport

Vazam imagens das possíveis novas camisas do Sport

Proibido 80 anos atrás, futebol feminino no Brasil evolui e busca recuperar atraso
Futebol feminino

Proibido 80 anos atrás, futebol feminino no Brasil evolui e busca recuperar atraso