Sport faz cálculos, mas chega a 90% de chance de queda

Segundo sites especializados, os cálculos não ajudam o Sport. Leão precisaria vencer todos os sete jogos que tem em casa para se livrar do rebaixamento

Goleiro Magrão, um dos líderes do SportGoleiro Magrão, um dos líderes do Sport - Foto: Paullo Allmeida

Os números, definitivamente, não jogam mais ao lado do Sport. Com apenas uma vitória nos últimos 15 jogos, o clube precisa vencer sete dos 13 jogos que restam no Brasileirão 2018 e assim chegar aos 45 pontos, apontados pelos matemáticos como suficientes para se livrar do rebaixamento. Para isso, o Leão precisaria subir o seu aproveitamento geral que é de 32% para pouco mais de 53%, semelhante ao Atlético/MG, por exemplo, atual sexto colocado. Ou seja, seria trocar os números de um possível rebaixado para passar a somar pontos como um time que luta por uma vaga na Libertadores.

Leia também:
Baptista vê evolução do Sport e diz que “encontrou time” mesmo com derrota
Sport perde de virada para o Corinthians por 2x1
Baptista afirma que o Sport 'não pode escolher adversário'
Sport precisa acabar com seca de gols para vencer

A missão é improvável e os sites especializados nos cálculos praticamente já rebaixam os rubro-negros, como Chance de Gol. Após a derrota para o Corinthians, no último domingo, a página coloca os leoninos com 90,9% de probabilidade de queda para a Série B. Já o Infobola é um pouco menos severo com o Leão e o coloca com "apenas" 74% de chance de queda.

Com 24 pontos ganhos e ocupando a vice-lanterna da Série A, o Sport já igualou a sua segunda pior campanha na Era dos pontos corridos disputando a elite nacional. Em 2012, o clube chegou na 25ª rodada com os mesmos 24 pontos conquistados. A única diferença é que ocupava a 17ª posição. No final daquele ano, o clube terminou a competição rebaixado, com 41 pontos. Em 2009, na pior trajetória rubro-negra na Série A, foram apenas 20 pontos em 25 jogos. Ao final, rebaixamento como lanterna do Brasileirão, com apenas 31 pontos.

Nos últimos quatro anos seguidos, o Leão esteve disputando a elite do futebol brasileiro e nunca chegou à 25ª rodada com um aproveitamento tão ruim. Em 2016 e 2017, quando se livrou da degola apenas no último jogo, os rubro-negros já somavam 30 pontos com 25 jogos disputados, com um aproveitamento de 40%.

Para não dizer que não se falou de flores na Praça da Bandeira, há um ponto de esperança nos rubro-negros: os jogos em casa. No total, o Leão jogará exatamente mais sete partidas na Ilha do Retiro. Os adversários são: Palmeiras, Internacional, Vasco, Ceará, Vitória, Flamengo e Santos. Para conseguir chegar aos 45 pontos, o time precisa vencer todos esses adversários. Veterano e ainda atuando em alto nível, o goleiro Magrão prefere evitar os números e analisar o desempenho nos últimos jogos do Sport. "Não tem como negar que os números não são favoráveis, mas ainda há pontuação em jogo e só nós podemos mudar isso. Apesar da derrota (contra o Corinthians), mostramos evolução. Isso nos dá esperança", comentou o ídolo rubro-negro.   

Veja também

Jair Ventura ressalta 'melhor segundo tempo' do Sport em 'final de Copa do Mundo'
Sport

Jair Ventura ressalta 'melhor segundo tempo' do Sport em 'final de Copa do Mundo'

Hélio agradece jogadores e afirma não ter deixado de acreditar na permanência
Náutico

Hélio agradece jogadores e afirma não ter deixado de acreditar na permanência