Copa do Nordeste

Sport joga bem, pressiona, mas fica na igualdade com o Fortaleza pela Copa do Nordeste

Leão saiu atrás no placar, mas conseguiu chegar ao empate no segundo tempo

Sport 1x1 Fortaleza, na Arena de PernambucoSport 1x1 Fortaleza, na Arena de Pernambuco - Foto: Matheus Amorim/FEC

Negociar o resultado é uma coisa que o Sport não costuma fazer em 2024. Não à toa, antes de entrar em campo na noite desta quarta-feira (21), eram nove vitórias e duas derrotas na temporada. Ou oito ou 80. Diante do Fortaleza, pela quarta rodada da Copa do Nordeste, na Arena de Pernambuco, o Leão até foi superior ao adversário. No entanto, apesar da boa atuação, os mais de 25 mil rubro-negros que foram ao estádio viram o clube ficar no 1x1 com os cearenses e empatar a primeira partida no ano. 

O resultado fez o Sport subir para a vice-liderança provisória do Grupo A, com sete pontos. Com a mesma pontuação, o Fortaleza foi à primeira posição do Grupo B.

O jogo

O primeiro tempo na Arena de Pernambuco, diante de um adversário superior tecnicamente, tinha tudo para ser o melhor do Sport nesta temporada. Para se ter uma ideia, o goleiro Caíque França era um mero espectador da partida. No intuito de sufocar o Fortaleza, Mariano Soso povoou o meio-campo e a investida deu certo. Com a bola, o Rubro-negro levava perigo ao gol tricolor com frequência. Sem ela, pressionava na marcação e não demorava para recuperá-la. 

Antes dos 20 minutos, foram três ótimas oportunidades dos pernambucanos abrirem o placar. Aos 12, Alan Ruiz arriscou da entrada da área e viu João Ricardo se esticar todo para evitar o gol. Em seguida foi a vez de Gustavo Coutinho perder duas chances. Primeiro, após tabela com Lucas Lima, o camisa 9 chutou por cima. Depois, Pedro Lima achou ótimo passe, mas o centroavante finalizou cruzado para fora. 

Ainda na primeira etapa, Vojvoda fez duas modificações no seu time. Uma delas por obrigação. Se sentindo mal, João Ricardo deu lugar a Santos na meta cearense. A outra, no entanto, mudou a história do confronto. Acionado na vaga de Luquinhas, aos 35 minutos, Moisés colocou o Fortaleza em vantagem dez minutos mais tarde. Em contra-ataque fulminante, o atacante ganhou na velocidade da zaga do Sport, fintou Thyere e bateu firme para fazer 1x0. 

Satisfeito com o que viu do time na primeira etapa, Mariano Soso voltou do intervalo sem modificações. Aliás, o treinador só foi mexer na equipe a partir dos 30 minutos da etapa final com Vilhena na vaga de Domínguez. Tendo que correr atrás do placar, o Leão encontrou o Fortaleza ainda mais fechado e tinha dificuldades para incomodar o rival. 

Coutinho, duas vezes, sem muita clareza, mandou para fora. Felipinho, de falta, parou em fácil defesa de Santos. O Laion, por outro lado, seguia apostando nas saídas em velocidade, e foi o responsável pela melhor chance. De fora da área, Lucero buscou o ângulo, mas viu Caíque França desviar e a bola carimbar o travessão. 

Já na base do abafa, aos 41 minutos, o Sport foi premiado. Após cobrança de escanteio, Zé Welison segurou Gustavo Coutinho e o juiz assinalou pênalti. Na batida, o camisa 9 cobrou no canto superior esquerdo e deixou tudo igual.

Ficha do jogo

Sport 1
Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fabricio Domínguez (Pedro Vilhena), Alan Ruiz (Títi Ortiz) e Lucas Lima; Romarinho (Arthur Caíke) e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso. 

Fortaleza 1
João Ricardo (Santos); Tinga, Brítez, Tomás Cardona e Escobar (Titi); Pedro Augusto, Pochettino (Zé Welison) e Luquinhas (Moisés); Pikachu, Machuca (Kauan) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda. 

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitro: Wallas Martins Lopes (MA)
Assistentes: Ivanildo Gonçalves da Silva e Rafael Costa Pinheiro (ambos do MA)
Gols: Moisés, aos 45' do 1T (FOR); Gustavo Coutinho, aos 41' do 2T (SPT)
Cartões amarelos: Luciano Castán, Felipinho (SPT); Tinga, Tomás Cardona, Lucero, Santos (FOR)

Veja também

United se vinga, quebra invencibilidade do City e conquista a Copa da Inglaterra
Futebol Internacional

United se vinga, quebra invencibilidade do City e conquista a Copa da Inglaterra

Leclerc é pole do GP de Mônaco de Fórmula 1 e interrompe sequência de Verstappen
Fórmula 1

Leclerc é pole do GP de Mônaco de Fórmula 1 e interrompe sequência de Verstappen

Newsletter