Futebol

Sport não ganha do Fortaleza como visitante há mais de 40 anos

Último e único triunfo dos rubro-negros diante dos tricolores foi em 1980

Fortaleza x SportFortaleza x Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Buscando a primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro 2021, o Sport terá pela frente um tabu a ser quebrado diante do Fortaleza, adversário do domingo (13), no Castelão, pela terceira rodada da competição. Os pernambucanos não ganham dos cearenses fora de casa há mais de 40 anos.

A última e única vitória do Sport fora de casa, diante do Fortaleza, foi em 1980, pela Taça de Prata. Na ocasião, o Leão venceu por 2x1. De lá para cá, as equipes se enfrentaram outras 10 vezes com mando de campo dos cearenses. Foram cinco vitórias do Tricolor do Pici e cinco empates.

Outro detalhe curioso no histórico de confronto entre pernambucanos e cearenses é observar justamente o cenário inverso. Quando o assunto é o retrospecto com o Sport como mandante, é o Fortaleza quem tem um tabu a ser quebrado. Ainda maior: o Tricolor jamais venceu o Rubro-negro em Pernambuco. Em 14 confrontos, o Leão da Ilha do Retiro venceu 12, com dois empates.

Na Série A 2021, os nordestinos vivem momentos distintos. O Sport é o 14º colocado, com apenas um ponto. Estreou com um empate em 2x2 com o Internacional, no Beira-Rio, mas perdeu por 1x0, na Ilha do Retiro, para o Atlético/MG. Já o Fortaleza é o atual líder do Brasileirão, com seis pontos, alcançados justamente contra os mesmos adversários enfrentados pelos pernambucanos. A equipe ganhou do Galo por 2x1, no Mineirão, e goleou o Colorado por 5x1, no Castelão.

Veja também

Com gol aos 55, Brasil bate Colômbia e dá a Tite maior sequência de vitórias
Copa América

Com gol aos 55, Seleção Brasileira bate Colômbia

Já classificado, Brasil perde para Rússia na Liga das Nações de vôlei
Seleção

Já classificado, Brasil perde para Rússia na Liga das Nações de vôlei