Sport não quer repetir erro de pausa para Copa no ano passado

Em 2018, o Leão sofreu uma trágica queda de rendimento na volta após o Mundial. Neste ano, a Série B pausa para a Copa América

Guto Ferreira, técnico do SportGuto Ferreira, técnico do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Experiências boas ou ruins, o mais importante é conseguir tirar extrair lições para o futuro. E o Sport precisa aprender com um erro fundamental cometido pouco menos de um ano e que contribuiu de forma fundamental para o rebaixamento do clube para a Série B: a queda de rendimento na parada de um mês para a disputa de uma copa. Em 2018, foi a Copa do Mundo. Desta vez o intervalo será para a disputa da Copa América, com a Segundona parando por um mês também.

No ano passado, os rubro-negros ocupavam a sétima colocação ao término da 12ª rodada, quando houve a pausa para o Mundial, disputado na Rússia. Na volta, a equipe passou nove partidas sem vencer, somando oito derrotas, e caiu para a 18ª colocação. Atualmente, o Leão ocupa a quarta colocação na Série B, com nove pontos e busca entrar em situação ainda melhor nesta nova pausa.

Leia também:
Guto elogia entrega do Sport, mas prevê saída do G4
Sport na bronca com árbitro: 'fomos operados', diz dirigente
Sport sofre virada, perde invencibilidade e pode deixar G4

Questionado sobre a possibilidade de deixar o G4 após o desfecho desta sexta rodada da Série B, o treinador Guto Ferreira se mostrou realista, porém, tranquilo, ressaltando que se trata de uma competição longa. “A tendência é sim sair do G4. Mas, é um campeonato muito longo. Entramos no G4 até mesmo antes do que imaginávamos, mas tudo vai se decidir depois da Copa América e até mesmo no segundo turno. O importante é manter o ritmo em alta frequência até o final”, comentou o comandante leonino.

Desgaste com viagens está fora do cardápio de queixas na Praça da Bandeira. Com a parada da competição para a disputa da Copa América, o Leão tem apenas dois jogos antes da parada e ambos são na Ilha do Retiro. O primeiro no dia 08/06 (sábado), contra o Vitória, e o segundo no dia 11/06 (terça-feira), diante do CRB. Após estes dois compromissos, os rubro-negros só voltam a campo no segundo semestre, no dia 13/07, contra o São Bento. Além de não viajar, o Sport ainda terá dez dias para se preparar para enfrentar o Vitória.

E o tempo poderá ser fundamental para a recuperação de uma peça do elenco leonino. Substituído no final do primeiro tempo contra o Operário/PR, na última terça-feira, o atacante Guilherme deixou o gramado por conta de uma leve torção no joelho direito, mas o quadro se mostrou favorável pelos testes físicos realizados ainda no Paraná, com o jogador reagindo bem. Ele será reavaliado na tarde de hoje para saber mais detalhes sobre a lesão. A única ausência confirmada continua sendo o zagueiro Adryelson, convocado pela seleção brasileira sub-23. O defensor só volta após a Copa América.

Veja também

Espanha goleia Eslováquia e vai às oitavas da Eurocopa
Futebol

Espanha goleia Eslováquia e vai às oitavas da Eurocopa

André prega evolução em sequência como titular
Futebol

André prega evolução em sequência como titular