Futebol

Sport vence Grêmio por 1x0, na Ilha do Retiro

Leão encerrou jejum de vitórias na Série A, acalmando o clima no clube após renúncia do presidente

Sander, lateral do SportSander, lateral do Sport - Foto: Anderson Stevens/ Sport Club do Recife

Com "ajuda" do aniversariante Diego Souza, que completou 36 anos, o Sport venceu o Grêmio por 1x0, nesta quinta (17), na Ilha do Retiro, pela Série A do Campeonato Brasileiro 2021. O primeiro triunfo do Leão no torneio. Resultado que deixa o clube em 11º, com quatro pontos, aliviando não só a situação na tabela, mas também trazendo um pouco mais de tranquilidade no ambiente, conturbado politicamente após renúncia do presidente. Os gaúchos estão na lanterna, sem pontuação.

O técnico Umberto Louzer optou por um esquema no 3-4-3, com Sabino, Thyere e Maidana compondo a zaga. Ainda que inferior na posse de bola, o Sport parecia mais consciente de como construir as jogadas em relação aos duelos passados. Marquinhos, logo no início, deu ótimo passe para Hayner, que perdeu o gol cara a cara com Paulo Victor.

O Grêmio criava pouco ofensivamente. Diego Souza, mesmo isolado na frente, deu trabalho em cabeçada que obrigou Maílson a fazer grande defesa. No rebote, Thiago Santos balançou as redes, mas estava impedido.

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Paulinho Moccelin teve uma chance incrível de abrir o placar. Quando Paulo Victor tocou a bola nos pés do atacante, o gol estava completamente aberto. O atleta rubro-negro, porém, se precipitou e mandou por cima.

A famosa “lei do ex” marcou presença na Ilha. De um jeito atípico e indireto. Sander cobrou falta, a bola desviou na cabeça de Diego Souza e morreu no fundo das redes. Gol do lateral rubro-negro, mas com uma “ajudinha” do atacante gremista e antigo ídolo do Leão.

As circunstâncias do jogo fizeram o Sport recuar e apostar nos contra-ataques. O Grêmio seguia sem criatividade. Cenário que fez o técnico Tiago Nunes promover a entrada de Douglas Costa. 

A chuva nos minutos finais diminuiu ainda mais o ritmo do jogo. Preso na marcação do Sport, o Grêmio insistiu nos cruzamentos. Um Sport mais tranquilo nos contra-ataques poderia ter feito o segundo gol, matando o jogo. Para alívio dos mandantes, o 1x0 foi suficiente para acabar com o jejum de vitórias. 


Ficha técnica

Sport 1

Maílson; Thyere, Maidana e Sabino; Hayner (Trellez), Marcão, Thiago Lopes (Zé Welison) e Sander; Marquinhos (Gustavo), Paulinho Moccelin (Patric) e André (Neílton). Técnico: Umberto Louzer

Grêmio 0

Paulo Victor; Rafinha, Geromel, Kannemann e Cortez (Diogo Barbosa); Thiago Santos (Bobsin), Matheus Henrique (Jean Pyerre), Jhonata Robert, Luiz Fernando (Douglas 

Costa) e Ferreira (Ricardinho); Diego Souza. Técnico: Tiago Nunes

Local: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL). Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira (ambos de AL)
Gols: Sander (aos 33 do 1ºT)
Cartões amarelos: Maidana, Paulinho Moccelin, Gustavo (S); Matheus Henrique, Tiago Nunes, Kannemann, Rafinha, Luiz Fernando (G)

Veja também

Simone Biles deixa disputa por equipes na ginástica feminina
Olimpíadas

Simone Biles deixa disputa por equipes na ginástica feminina

Com Scheffer, Brasil vai à final do revezamento 4x200m livre na natação
Jogos Olímpicos

Com Scheffer, Brasil vai à final do revezamento 4x200m livre na natação