Futebol

Sport visita Juventude querendo quebrar tabu no Sul

Leão nunca venceu o adversário atuando fora de casa; em cinco partidas, pernambucanos empataram três e perderam duas vezes

André, atacante do SportAndré, atacante do Sport - Foto: Anderson Stevens/ Sport Club do Recife

Mais um gaúcho no caminho do Sport. Contra Internacional e Grêmio, o Leão conseguiu resultados importantes na Série A do Campeonato Brasileiro 2021. Diante do Colorado, uma recuperação no Beira-Rio, após sair perdendo por 2x0, terminou com um empate em 2x2 comemorado pelos pernambucanos. Perante o Tricolor, um triunfo por 1x0, na Ilha do Retiro, suficiente para tirar a equipe da zona de rebaixamento. Fechando a lista de adversários do Rio Grande do Sul, o desafio deste domingo (20) é perante o Juventude, no Alfredo Jaconi.

Sport e Juventude possuem um histórico equilibrado de confrontos. Em 12 jogos, são quatro vitórias para cada lado e outros quatro empates. Porém, no recorte de jogos realizados no Sul, o Leão tem um tabu a ser quebrado. Os pernambucanos nunca derrotaram o adversário fora de casa. Em cinco partidas, os rubro-negros perderam dois e empataram três.

O técnico Umberto Louzer deve manter o esquema com três zagueiros que funcionou contra o Grêmio. Ainda sem contar com Everaldo, que se recupera de lesão, o Sport terá a chance de repetir o ataque com Marquinhos, Paulinho Moccelin e André - Neílton continuaria como opção no banco de reservas. Maxwell, que cumpriu suspensão automática perante o Tricolor, também pode integrar a lista de relacionados. No meio, a dúvida é se o time continuará com Thiago Lopes na armação ou se o treinador dará nova oportunidade para Gustavo. Já o atacante Toró, com pouco espaço no clube, pode ser devolvido ao São Paulo antes do final do empréstimo.

Segundo Louzer, acabar com o jejum de vitórias na rodada passada, em meio ao cenário conturbado envolvendo uma briga política em torno da escolha do novo presidente, foi crucial para o Sport recuperar a confiança em uma sequência positiva na Série A. Porém, o técnico mantém os pés no chão.

"Temos que continuar melhorando. Quando vence não está tudo certo. E quando perde também não há terra arrasada. Jogar lá (Caxias) é sempre difícil. Temos que estudar bastante o adversário, a nossa própria equipe e traçar nossa estratégia para conseguir fazer um grande jogo", declarou.

Juventude

Embora o histórico contra o Sport jogando em casa seja animador, o Juventude não atravessa bom momento atuando como mandante na Série A. Nos dois duelos realizados no Alfredo Jaconi, a equipe perde por 3x0, para Athlético e Palmeiras. 

Ficha técnica

Juventude

Marcelo Carné; Michel, Rafael Forster, Vitor Mendes e Alyson; Elton, Guilherme Castilho, Chico e Wescley; Capixaba e Marcos Vinícius.Técnico: Marquinhos Santos

Sport

Maílson; Sabino, Thyere e Maidana; Hayner, Marcão, Thiago Lopes e Sander; Marquinhos, Paulinho Moccelin e André. Técnico: Umberto Louze

Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul /RS)
Horário: 20h30
Árbitro: Edina Alves Batista (SP). Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
Transmissão: Premiere FC

Veja também

Jardine cogita Reinier e espera jogo "gostoso de ver" da seleção contra o México
Jogos Olímpicos

Jardine cogita Reinier e espera jogo "gostoso de ver" da seleção contra o México

Com artilheiro machucado, Brasil encara algoz México na semifinal do futebol em Tóquio
Jogos Olímpicos

Com artilheiro machucado, Brasil encara algoz México na semifinal do futebol em Tóquio