Sport visita Santos por uma nova e boa história

Eduardo Baptista reestreia no Sport três anos após deixar o clube em que realizou sua melhor campanha na Série A

Eduardo comandou seu primeiro treino na equipe rubro-negraEduardo comandou seu primeiro treino na equipe rubro-negra - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Assim como aconteceu há pouco mais de quatro anos, Eduardo Baptista estreará no comando técnico do Sport. Semelhanças daquele cenário existem no atual ambiente rubro-negro. Há descrença com o time. Há pressão por resultados. E há pouco tempo para uma reviravolta positiva. Por outro lado, no entanto, há também a esperança. No dia 30 de janeiro de 2014 a resposta para todas as dúvidas leoninas começaram a ser respondidas após a goleada por 3x0 sobre o Náutico. O compromisso, dessa vez, será contra o Santos, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, às 16h, na Vila Belmiro. O clamor dos torcedores é, então, apenas um: “Nos surpreenda mais uma vez”. Afinal, com o Sport, em 2015, o treinador fez a melhor campanha do clube na Era dos Pontos Corridos, ficando em sexto lugar.

O Sport entrará em campo na 14ª colocação, com 20 pontos conquistados, e um aproveitamento de 37%. No momento, a série de partidas sem vitórias contabiliza oito rodadas. Caso os três pontos, mais uma vez, não sejam computados ao Leão, existe uma boa chance de a equipe voltar a figurar na zona de rebaixamento da competição - fato que aconteceu apenas nas duas primeiras rodadas. Isso porque o confronto contra o Santos é direto. Os paulistas estão na 17ª posição, com 18 pontos. Além disso, Vitória e Vasco seguem na cola do Leão, nas respectivas 15ª e 16ª posição, ambos com 19 pontos.

Após o primeiro treinamento, junto com todo o elenco, na última quinta-feira, Eduardo Baptista havia revelado ter duas dúvidas. A primeira seria entre os volantes: Neto Moura ou Ferreira? Segunda: Hernane ou Carlos Henrique? E uma promessa do comandante foi feita: “A definição sairá na sexta-feira”. E, de fato, ela foi cumprida.

No esquema 4-2-3-1, o treinador formará o meio-de-campo com Ferreira na proteção da zaga, e o centroavante Hernane fará sua estreia com a camisa do Leão. Outras mudanças, em relação ao time que foi derrotado pelo São Paulo, na rodada passada, por 3x1, também foram providenciadas. Saíram também Fellipe Bastos, Rafael Marques para as entradas de Marlone, Rogério, respectivamente. O único desfalque do Sport para o jogo é o lateral-direito Raul Prata. O jogador sofreu uma torção no tornozelo direito após pisar de mau jeito durante o treinamento.

Leia também:
Eduardo Baptista promete empenho em retorno ao Sport
Brocador é apresentado e promete protagonismo no Sport 

Eduardo Baptista revelou a estratégia de não alterar tanto a equipe titular para a partida contra o Santos. O treinador, inclusive, fez questão de ressaltar a confiança que tem em Marlone, que voltou a ser titular. O jogador não tem demonstrado, nesta temporada, o mesmo futebol da sua primeira passagem pela Ilha do Retiro. Por sinal, ela aconteceu justamente com Eduardo no comando técnico. “Em relação à equipe, vamos procurar mexer o mínimo possível. Sei que tem vários jogadores que posso contar. Marlone é um atleta da minha confiança. É talvez o nosso artilheiro e o nosso melhor assistente, então acho que vale o voto de confiança nele, com quem eu tenho uma relação muito boa e conversei bastante quando cheguei aqui”, disse Eduardo.

FICHA DE JOGO

SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz (Daniel Guedes), Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Dodô; Alison (Renato), Carlos Sánchez e Diego Pituca (Jean Mota); Rodrygo (Eduardo Sasha), Gabigol e Bruno Henrique (Arthur Gomes ou Derlis González). Técnico: Cuca

SPORT
Magrão; Cláudio Winck, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Deivid e Ferreira; Gabriel, Marlone e Rogério; Hernane. Técnico: Eduardo Baptista

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: Às 16h
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Helcio Araujo Neves e Heronildo S Freitas da Silva (Ambos do PA)
Transmissão: Premiere FC
 

Veja também

Vale o acesso à Série B: Santa recebe o Brusque, pelo duelo final do quadrangular da Série C
Futebol

Vale o acesso à Série B: Santa recebe o Brusque, pelo duelo final do quadrangular da Série C

“Não dá tempo para lamentar, não pode abaixar a cabeça”, diz Jair Ventura após derrota do Sport
Sport

“Não dá tempo para lamentar, não pode abaixar a cabeça”, diz Jair Ventura após derrota do Sport