SÉRIE A

Sport encara Grêmio, em Porto Alegre, por confronto direto contra o rebaixamento

Leão ocupa a vice-lanterna da Série A e não marca gols há oito jogos

Sport enfrenta o Grêmio, fora de casaSport enfrenta o Grêmio, fora de casa - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Leia também

• Sport terá dois desfalques por suspensão em confronto direto contra o Grêmio

• Sabino evita comentar turbulência extracampo e projeta decisão contra o Grêmio: "Jogo de cem pontos"

• Se sente em casa? Sport tem retrospecto recente favorável contra Grêmio no Sul

Em meio a uma semana de turbulências e reformulações no extra-campo do Sport, uma decisão dentro das quatro linhas se aproxima. Pela 22ª rodada da Série A, a equipe comandada por Gustavo Florentín visitará o Grêmio, às 20h30 deste domingo (3), em Porto Alegre, para um confronto direto na luta contra o rebaixamento. Atualmente, os gaúchos estão uma posição acima que o Leão na tabela do Campeonato Brasileiro, separados por cinco pontos. 

Para a partida, quatro titulares desfalcarão o Sport. O volante Zé Welison, o lateral-direito Hayner e o zagueiro Pedro Henrique cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O último deles, inclusive, não deve mais vestir a camisa rubro-negra. Outro que ficará de fora é o atacante Paulinho Moccelin, que discutiu em um treinamento com o técnico Gustavo Florentín e não foi relacionado para o jogo.

Razão de grande preocupação para a torcida do Leão, a suposta utilização irregular de Pedro Henrique ampliou a crise nos bastidores, que já pegava fogo desde que surgiu a notícia de uma falha na inscrição de três reforços anunciados pelo clube. Vander, Saulo e Nicolás Aguirre tiveram seus nomes publicados no BID da CBF, mas o Sport perdeu o prazo para increvê-los na Série A. 

Emprestado pelo Internacional ao Sport, Pedro havia feito cinco partidas como titular pelo Colorado, antes de desembarcar no Recife. No entanto, esteve no banco de reservas em outras nove oportunidades. Em duas delas, foi advertido com o cartão amarelo e contabilizaria sete participações do defensor na competição, inviabilizando a transferência do atleta para outro time da mesma divisão.   

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, no entanto, afirmou que o Leão não será punido, uma vez que a CBF concluiu que não houve irregularidade do Leão ao utilizador o jogador, tomando como base o Regulamento Específico de Competição (REC).

Quem serão os titulares do Sport?

Com os desfalques, o técnico Gustavo Florentín já pensa em como formará os 11 que iniciarão jogando diante do Grêmio. Na lateral, os pratas da casa Ewerthon e Saulo concorrem para assumir o posto. No miolo da defesa, Rafael Thyere retorna de suspensão. A maior dúvida fica em quem substituirá Zé Welison.

Visando manter o esquema das últimas partidas, Hernanes pode ser recuado para a função e dar lugar ao meia Gustavo na armação das jogadas. Optando por algo diferente, Chico pode começar jogando em um esquema com três zagueiros. Sem marcar gols há oito jogos, o treinador paraguaio também deve promover mudanças no ataque. Para o setor, Everton Felipe, Everaldo e Tréllez disputam duas vagas, enquanto Mikael deve assumir a titularidade como centroavante.

Grêmio

O Imortal vem em uma temporada abaixo das expectativas. Com estrelas em seu elenco, como Douglas Costa, Rafinha, Miguel Borja, Geromel, Kanneman e Diego Souza, velho conhecido da torcida rubro-negra, o Grêmio só não frequentou o Z4 do Brasileirão na primeira rodada da competição.

O Tricolor foi uma das três equipes que perderam para o Sport no 1° turno e vítima da única vitória do Leão na Ilha do Retiro em toda a Série A de 2021. Na temporada, os gaúchos somam as eliminações nas quartas de final da Copa do Brasil, com um placar agregado de 6x0 para o Flamengo, e na Sul-Americana, onde o time foi superado pela LDU. 

Com dois jogos a menos, o Grêmio ocupa a 18ª colocação, com 22 pontos, dois a menos que a primeira equipe fora da zona da degola, o Santos. A distância é bem menor do que para o Sport, que só ocupa uma posição a menos, e tem cinco pontos a menos. 

Para a partida, Felipão não poderá contar com o zagueiro Geromel, que ainda se recupera de lesão, e aguarda o retorno de Kanneman, que não vinha atuando por dores no quadril, mesmo que compondo o banco de reservas. O treinador pode sacar um dos volantes que vem atuando, Lucas Silva, para acionar mais um meia-atacante. Douglas Costa e Campaz brigam por essa vaga, que só deve ser definida no dia do jogo. 

Ficha técnica

Grêmio/RS
Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues (Kannemann) e Rafinha; Thiago Santos e Villasanti; Alisson, Douglas Costa (Campaz) e Ferreira; Borja. Técnico: Felipão. 

Sport
Mailson; Ewerthon (Saulo), Thyere, Sabino, Sander; Marcão, Hernanes, Gustavo (Chico); Everton Felipe (Tréllez), Everaldo e Mikael. Técnico: Gustavo Florentín. 

Local: Arena Grêmio (Porto Alegre/RS)
Horário: 20h30
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG). Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (ambos de MG)
Transmissão: Premiere FC

Veja também

Florentín destaca entrega do time e agradece apoio da torcida contra o FlamengoSport

Florentín destaca entrega do time e agradece apoio da torcida contra o Flamengo

Em jogo animado, Sport fica no empate com o Flamengo na ArenaCampeonato Brasileiro

Em jogo animado, Sport fica no empate com o Flamengo na Arena