Eduardo Baptista, técnico do Sport
Eduardo Baptista, técnico do SportFoto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

A situação do Sport no Campeonato Brasileiro 2018 não é nada confortável. Pelo contrário, o alerta vermelho está ligado na Praça da Bandeira desde a volta da Copa do Mundo. Restando 14 rodadas para o fim da Série A, os matemáticos de plantão já começam a entrar em ação e as projeções não são nada favoráveis ao Sport na luta contra o rebaixamento. Para atingir os 45 pontos apontados como suficientes para se livrar da queda, o Leão precisa vencer sete dos 14 jogos restantes.

Leia também:
Sport com três desfalques para encarar o Corinthians
Após polêmica, Fellipe e Michel Bastos permanecem no Sport
Rendimento ruim na Série A preocupa o Sport

De acordo com o site Chance de Gol, o Leão possui 88,8% de probabilidade de cair para a Série B. Curiosamente, mesmo ocupando a 17ª colocação, o Sport só não tem mais chances de cair do que o lanterna Paraná, que soma 99,8%. De acordo com o site, por exemplo, o Ceará vem em ascensão e por isso possui apenas 26,5% de probabilidade de queda, mesmo estando na 18ª colocação, uma atrás do Sport. Como “boa notícia”, o Leão ainda tem 0,6% de chance de beliscar uma vaga na Sul-Americana.  

Mas, calma torcedor rubro-negro, as projeções variam bastante. Por exemplo, de acordo com o site Infobola e o site da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de queda do Sport são bem menores do que foi apontado no Chance de Gol, mas mesmo assim ainda são altas. Segundo o Infobola e a UFMG, giram em torno de 65% as chances de o Sport cair para a Série B do ano que vem.

Restando 14 rodadas para o fim da Série A, o Sport precisa de 21 pontos, ou seja, sete vitórias, para chegar aos 45 pontos apontados pelos matemáticos como suficientes para permanecer na elite nacional. O que chega a ser um verdadeiro problema, já que até agora o Leão ganhou apenas seis vezes neste Brasileirão 2018.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: