Adryelson
AdryelsonFoto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

São 32 jogos disputados e 53 gols sofridos, com o Sport figurando como a pior defesa deste Brasileirão 2018, ao lado do Vitória. Pior: foram apenas sete partidas inteiras sem sofrer um gol no Brasileirão 2018. E se contarmos somente com os 20 duelos depois da parada para a Copa do Mundo, em apenas três o Leão conseguiu sair de campo depois dos 90 minutos sem ser vazado. Mas, quando a fase é boa tudo parece começar a fluir.

Se nos primeiros compromissos a meta inicial do treinador Milton Mendes foi fazer o ataque voltar a produzir, missão essa realizada com sucesso, a tarefa de consertar a defesa leonina ainda está em processo de construção, mas com um último resultado mais do que satisfatório.

Leia também:
Milton Mendes mostra lado motivacional no Sport
Sport diminui risco de rebaixamento de 95% para 41,5%
Sport repete últimas campanhas, tendo Vitória como 'parceiro'

Na vitória diante do Ceará, a equipe rubro-negra não tomou nenhum gol, vencendo por 1x0. Melhor: passou poucos sustos, cedendo apenas três chances de finalização clara para o adversário. É mesmo o início de uma nova fase da defesa leonina ou foi apenas um capítulo isolado? Para os que defendem a tese de que foi apenas um jogo específico, o argumento é que o time levou três gols do Grêmio na rodada anterior.

Do outro lado, o fato de todo o sistema defensivo, incluindo os volantes, ter todos os seus titulares absolutos atualmente é uma prova de que essa evolução tende a durar durante todas essas seis rodadas restantes da Série A. O único que deixou a equipe foi o lateral-esquerdo Sander, por conta de uma lesão no tornozelo esquerdo.

Nas demais posições, são três jogos com os mesmos nomes e três vitórias seguidas, a melhor sequência do Sport neste Brasileirão. Na dupla de zaga, um dos destaques é Adryelson, fruto da base leonina e que acabou tomando a vaga do experiente Ronaldo Alves. Completando o seu quinto jogo consecutivo como titular, o jovem de 20 anos tem a sua melhor sequência no profissional do clube por opção de Milton Mendes, que o colocou de frente na vitória diante do Internacional por 2x1, quando Adryelson marcou um dos gols.

Na direita, Cláudio Winck também recuperou de vez a vaga, com os volantes Marcão e Jair completando o sistema defensivo que vem se destacando. Sem esquecer de Mailson, que está invicto nesta Série A, com cinco vitórias e dois empates. Titular ao lado de Adryelson, o zagueiro Ernando falou sobre essa tentativa de estabilizar a defesa do Sport. "Foi importante a equipe não sofrer gols. A gente vinha falhando e tomando alguns gols nos últimos jogos, mas dessa vez os erros não aconteceram", disse. 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: