Treinador Milton Cruz praticamente definiu a equipe para a segunda rodada.
Treinador Milton Cruz praticamente definiu a equipe para a segunda rodada.Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

De olho na liderança do Campeonato Pernambucano 2019, o Sport encara o Petrolina neste domingo, às 16h, na Ilha do Retiro. Ocupando a vice-liderança da competição, com nove pontos, uma atrás do líder Santa Cruz, o Leão pode assumir, de forma provisória, a ponta da classificação do Estadual. Após a frustrante derrota para o Flamengo de Arcoverde, na estreia do certame, o Rubro-negro emendou três vitórias consecutivas, contra Vitória, Náutico e América. Pelo atual regulamento da disputa, classificam-se para a fase de mata-mata oito dos dez participantes.

Baseado no Pernambucano do ano passado, quando o oitavo colocado, o Afogados, garantiu classificação com 12 pontos. Ou seja, uma vitória diante do Petrolina praticamente coloca o Sport na etapa seguinte, com a luta sendo em seguida por uma posição melhor para atuar os duelos decisivos em casa.

É justamente pelo fato de ter a vida quase resolvida no Estadual que o treinador Milton Cruz irá poupar a grande maioria dos titulares para este jogo diante da Fera Sertaneja. O objetivo é entrar com força máxima para o duelo decisivo pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira, contra a Tombense/MG, fora de casa. A vaga será definida em jogo único, com o Leão atuando por um empate simples para passar à Segunda Fase.

Com a crise financeira que se instalou na Praça da Bandeira, a sobrevivência na Copa do Brasil vem sendo vista como fundamental para os planos do time no restante da temporada. Uma classificação diante da Tombense renderá mais R$ 600 mil. Nas fases seguintes, as cotas giram em torno de R$ 1 milhão por cada etapa passada.

Além de poupar os titulares, o comandante rubro-negro também irá aproveitar o jogo contra o Petrolina para observar alguns jogadores e até mesmo dar ritmo de jogo para o restante que não vinha atuando. Para isso, Milton Cruz terá à disposição o zagueiro Rafael Thyere e o meia Kaio, recém-contratados junto ao Grêmio e que tiveram os seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF na última sexta-feira (08). Além deles, nomes como Mailson, Juninho e Élton querem agarrar essa chance para colocar interrogações na mente do técnico.

Após um bom final de temporada em 2018, quando Magrão estava lesionado, Mailson ainda não teve chance esse ano. Outro que também não entrou em campo foi Juninho. Querendo apagar a fama de "bad boy" do passado, o atacante se machucou logo no começo do ano. Recuperado, tenta ganhar espaço entre os profissionais. Por último, Élton, que entrou durante duas partidas neste ano, mas vem apagado pela boa fase de Hernane Brocador, titular e que também deve ser poupado desta partida.  

Ficha técnica 

Sport
Maílson, Raul Prata, Cleberson, Wálber e Guilherme Lazaroni; Thallyson, João Igor, Juninho, Leandrinho e Pedro Maranhão; Élton. Técnico: Milton Cruz.

Petrolina
Pezão; Magno, Jefferson Petrolina e Danilo Cirqueira; Raniel, Pimpim, Marcelo e Rogerinho; Allan, Jean e Williams Recife. Técnico: Lima.

Local: Ilha do Retiro (em Recife). Horário: 16h. Árbitro: Gleydson Leite. Assistentes: Ricardo Chianca e Gilberto Freire. Transmissão: Premiere.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: