Futebol

Suárez é investigado por suspeita de fraude para obter cidadania italiana

Exame linguístico de italiano foi a primeira etapa para a obtenção do passaporte do país

Suárez, atacante do BarcelonaSuárez, atacante do Barcelona - Foto: PAU BARRENA / AFP

O atacante Luis Suárez do Barcelona é suspeito de fraude, com a cumplicidade de seus professores, para passar em uma prova de italiano na semana passada, informou nesta terça-feira a promotoria de Perugia (Úmbria, região central da Itália) encarregada da investigação. Este exame linguístico de italiano foi a primeira etapa para a obtenção do passaporte do país, documento essencial para a sua transferência para a Juventus de Turim, operação que agora parece interrompida. 

“A investigação mostra que os tópicos abordados no exame foram combinados com o candidato e que a nota foi atribuída a ele antes mesmo do exame”, divulgou a promotoria. 

O promotor Raffaele Cantone, ex-chefe da autoridade nacional anticorrupção italiana, investiga desde fevereiro possíveis irregularidades de professores universitários em exames para estrangeiros e teria descoberto a fraude envolvendo Suárez graças a escutas telefônicas autorizadas muito antes do jogador fazer a prova de idioma.

“Mas você acha que vamos suspendê-lo? Hoje é a última aula (para o Suárez) e devo prepará-lo porque ele não fala praticamente uma palavra”de italiano, disse a um interlocutor Stefania Pina, uma das investigadas, segundo os documentos da acusação citada pela imprensa local.

Questionado por seu interlocutor sobre o nível de conhecimento de Suárez sobre o idioma, Spina responde: "Ele não deveria ser aprovado, mas ele será aprovado, com um salário de dez milhões (euros) por temporada ele não pode ser suspenso". 

Veja também

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP
Automobilismo

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP

Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação
Superação

Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação

Newsletter