A-A+

Superliga: Minas vence primeiro duelo contra o Praia

Em jogo de cinco sets, Itambé/Minas venceu por 3 sets a 2, neste domingo (21). Próximo duelo é na sexta (26)

Lance de Itambé/Minas x Dentil/Praia Clube, na final da SuperligaLance de Itambé/Minas x Dentil/Praia Clube, na final da Superliga - Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

No primeiro jogo na série de melhor de três que vale o título da Superliga Cimed feminina 2018/2019, o Itambé/Minas/MG saiu na frente ao bater o Dentil/Praia Clube/MG. Neste domingo (21), a equipe do técnico italiano Stefano Lavarini fez 3 sets a 2, com parciais de 28/26, 25/22, 17/25, 17/25 e 15/06. A maior pontuadora foi a oposta norte-americana Nicole Fawcett, do Praia Clube, com 29 acertos. Já o Viva Vôlei ficou com a ponteira Gabi, do Minas, que anotou 22 pontos. A nota ruim do confronto foi a lesão da ponteira Fernanda Garay, do Praia, que torceu o tornozelo ainda no primeiros set e deixou a quadra carregada por médicos dos dois times.

É primeira vez na Superliga que as duas equipes finalistas são de Minas Gerais. O Minas Tênis Clube tenta levantar o terceiro título da sua história após 17 anos sem conquistar o campeonato. Já o Praia fez duas finais nos últimos três anos e é o atual campeão nacional.

No primeiro encontro da série decisiva, um jogo de cinco sets, com o equilíbrio esperado diante da qualidade de ambas as equipes. O set inicial mesmo foi esticado até 28 pontos, depois das mineiras alternarem a liderança no placar durante toda a parcial, que terminou com vitória do Minas. As donas da casa, embaladas, se mantiveram à frente no set seguinte, com bons saques de Bruna Honório e um sistema de contra-ataques eficiente.

Leia também:
Superliga: manutenção de ranking feminino revolta atletas
Voz das mulheres não é escutada no vôlei, afirma Gabi
Liga das Nações começa em maio. Veja programação

A reação do Praia Clube começou no terceiro set, com as boas presenças de Ellen, no lugar de Garay, e Rosamaria, na vaga de Mcihele. Venceu por 25/17 e manteve a pegada na parcial seguinte, quando sufocou o Minas com o crescimento do bloqueio e fechou em novo 25/17, levando a decisão para o tie-break.

Imparável nos terceiro e quarto sets, o Praia Clube, no entanto, esteve irreconhecível no set desempate. Sucumbiu diante do bloqueio do Minas e viu as adversárias deslancharem e vencerem por 15/06. Os dois times voltam a se enfrentar na sexta-feira (26), em Uberlândia, casa do Praia Clube. Em caso de nova vitória do Minas, estará definido o campeão da Superliga 2018/19. Se o Praia levar a melhor, uma terceira e definitiva partida será realizada no dia 3 de maio, no Mineirinho.

Veja também

Com recorde próprio, Patoruzú é tricampeão da Refeno
Refeno

Com recorde próprio, Patoruzú é tricampeão da Refeno

Brasil vence Marrocos e avança para semi na Copa do Mundo
Futsal

Brasil vence Marrocos e avança para semi na Copa do Mundo