Surfe: Oi Rio Pro tem início nesta quinta, em Saquarema

Quinta etapa do Circuito Mundial de Surfe para homens e mulheres tem janela de competição até o próximo dia 28

Adriano de Souza pega boa onda na etapa de Bali no CT 2018Adriano de Souza pega boa onda na etapa de Bali no CT 2018 - Foto: Ed Sloane/WSL

A região dos Lagos, no Rio de Janeiro, é novamente a casa do surfe mundial. A partir desta quinta-feira (20), até o próximo dia 28, a praia de Saquarema recebe o Oi Rio Pro, que vale como a quinta etapa dos circuitos feminino e masculino de 2019. A primeira chamada para avaliação das condições do mar será às 7h.

O Brasil, que já é um dos países com o maior número de atletas no Championship Tour (CT), ganhou ainda mais representantes para este evento. Serão 17 competidores, sendo 14 no evento masculino e três no feminino. Uma das principais atrações é o retorno do paulista Adriano de Souza oito meses após a lesão no joelho direito sofrida durante a etapa de Portugal do CT 2018. Campeão mundial em 2015, Mineirinho estava em tratamento e há muita expectativa em vê-lo em ação. O também paulista Caio Ibelli, que o vinha substituindo, ficaria de fora da etapa brasileira, mas acabou herdando a vaga do italiano Leonardo Fioravante, lesionado. Outro convidado é o jovem catarinense Mateus Herdy, de 18 anos.

Atual bicampeão da etapa do Rio, Filipe Toledo tenta um inédito tri consecutivo. As ondas de Saquarema encaixam como uma luva no estilo de surfe do paulista, atualmente sexto colocado no ranking mundial. Quem lidera a classificação é o havaiano John John Florence, que voltou com tudo nesta temporada após uma lesão no joelho direito, somando 27.415 pontos. A segunda posição é de Kolohe Andino (EUA), com 21.675, e o terceiro lugar pertence ao potiguar Italo Ferreira, com 20.820. Italo, por sinal, é o único brasileiro com chances de roubar a liderança de John John nesta etapa. Depois dele, os atletas nacionais mais bem colocados são Filipinho, em sexto, com 17.195 pontos, e Gabriel Medina, em 12º, somando 12.150. Fora os já citados, competem ainda Jadson André, Yago Dora, Michael Rodrigues, Willian Cardoso, Deivid Souza, Peterson Crisanto, Jesse Mendes e um qualificado pela triagem nacional.

Slater
O norte-americano Kelly Slater está confirmado no Oi Rio Pro após três anos de ausência. O 11 vezes campeão mundial, que pode estar em sua última temporada completa como competidor, é o nono colocado no ranking. Depois de um decepcionante 33º lugar na primeira etapa do ano, ele alcançou uma terceira, uma quinta e uma nona posição, ascendo na classificação.

Elas
No feminino, quem defende o título na praia carioca é a australiana Stephanie Gilmore, que venceu pela primeira vez no Brasil no ano passado. Sete vezes campeã mundial, ela é a atual líder do ranking do CT. A brasileira de melhor campanha é a gaúcha Tatiana Weston-Webb, em nono, com 17.765 pontos. O melhor resultado dela na temporada foi o vice-campeonato da etapa anterior, em Margaret River, na Austrália. Já Silvana Lima, que perdeu os dois primeiros eventos do ano por causa de lesão, é a 14ª, com 9.445 pontos. Além delas, o Brasil terá uma representante oriunda da triagem.

Oi Rio Pro
Round 1


Masculino
1: Kanoa Igarashi (JPN) x Peterson Crisanto (BRA) x Jadson André (BRA)
2: Gabriel Medina (BRA) x Adrian Buchan (AUS) x Soli Bailey (AUS)
3: Kolohe Andino (EUA) x Yago Dora (BRA) x Adriano de Souza (BRA)
4: Filipe Toledo (BRA) x Sebastian Zietz (HAV) x Frederico Morais (PRT)
5: Italo Ferreira (BRA) x Deivid Silva (BRA) x Mateus Herdy (BRA)
6: John John Florence (HAV) x Caio Ibelli (BRA) x triagem (BRA)
7: Jordy Smith (AFS) x Willian Cardoso (BRA) x Ricardo Christie (NZL)
8: Julian Wilson (AUS) x Michael Rodrigues (BRA) x Ezekiel Lau (HAV)
9: Conner Coffin (EUA) x Kelly Slater (EUA) x Griffin Colapinto (EUA)
10: Owen Wright (AUS) x Seth Moniz (HAV) x Jack Freestone (AUS)
11: Ryan Callinan (AUS) x Wade Carmichael (AUS) x Jessé Mendes (BRA)
12: Jeremy Flores (FRA) x Michel Bourez (TAH) x Joan Duru (FRA)

Feminino
1: Caroline Marks (EUA) x Nikki Van Dijk (AUS) x Macy Callaghan (AUS)
2: Carissa Moore (HAV) x Johanne Defay (FRA) x Keely Andrew (AUS)
3: Stephanie Gilmore (AUS) x Coco Ho (HAV) x triagem (BRA)
4: Lakey Peterson (EUA) x Brisa Hennessy (CRC) x Paige Hareb (NZL)
5: Sally Fitzgibbons (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Silvana Lima (BRA)
6: Courtney Conlogue (EUA) x Malia Manuel (HAV) x Bronte Macaulay (AUS)


 

Veja também

Louzer explica opção por três zagueiros contra o Grêmio
Futebol

Louzer explica opção por três zagueiros contra o Grêmio

Sport vence Grêmio por 1x0, na Ilha do Retiro
Futebol

Sport vence Grêmio por 1x0, na Ilha do Retiro