Thiago Monteiro cai nas quartas de final do Aberto do Rio de tênis

Tenista brasileiro foi derrotado pela sensação do tênis norueguês, Casper Ruud

Thiago Monteiro durante partida no Rio OpenThiago Monteiro durante partida no Rio Open - Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP

O cearense Thiago Monteiro foi eliminado nas quartas de final do Aberto do Rio na noite desta sexta-feira (24), deixando o torneio sem brasileiros nas semifinais de simples.

O algoz foi a promessa norueguesa Casper Ruud, 18, que triunfou por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6.

Com a derrota, Monteiro perdeu a chance de ultrapassar Thomaz Bellucci -eliminado por ele mesmo nas oitavas- como número 1 do Brasil no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

O tenista de 22 anos conquistaria 45 pontos e passaria o paulista, sete anos mais velho, caso avançasse às semifinais. Hoje, Monteiro está em 85º e Bellucci, em 76º.

Na semifinal, Ruud, que entrou no Aberto do Rio por meio de convite, vai enfrentar o espanhol Pablo Carreño Busta. Do outro lado da chave, o austríaco Dominic Thiem, principal favorito ainda vivo no torneio, encara o também espanhol Albert Ramos Viñolas por uma vaga na decisão.

Monteiro começou o jogo mal. O brasileiro ficou passivo no fundo da quadra e viu Ruud abrir vantagem nos primeiros games. Aos poucos, Monteiro foi entrando na partida, principalmente com a melhora de seu primeiro serviço, mas não conseguiu reverter a desvantagem inicial e perdeu o primeiro set por 6/2.

Os saques certeiros de ambos os lados foram a tônica do segundo set, que foi disputado game a game até o tie-break. Assim como no primeiro set, Monteiro iniciou mal, cometeu erros não forçados e saiu perdendo por 4 a 0. Ruud manteve a frieza e a consistência de seu jogo para fazer 7/2 e fechar o jogo.

Veja também

Kahena e Martine ganham 7ª regata no 49er FX; Scheidt é 6º na Laser
Jogos Olímpicos

Kahena e Martine ganham 7ª regata no 49er FX; Scheidt é 6º na Laser

Acompanhe lance a lance o jogo entre Canadá x Brasil de futebol feminino; vencedor disputa medalha
olimpíada

Acompanhe lance a lance o jogo entre Canadá x Brasil de futebol feminino; vencedor disputa medalha