Esportes

Time de basquete feminino faz primeiro treino na Europa

Equipe está na Sérvia, onde faz preparação final para o Pré-Olímpico Mundial, que acontece na semana que vem

Treino da seleção brasileira feminina de basquete na Sérvia Treino da seleção brasileira feminina de basquete na Sérvia  - Foto: Divulgação/CBB

Na seleção feminina de basquete, o descanso é na quadra. Na tarde desta terça-feira (28) – noite na Europa –, as meninas realizaram o primeiro treino na Europa após pouco mais de 15 horas de viagem entre o Brasil e Belgrado, na Sérvia, local da última semana de trabalho antes da estreia no Pré-Olímpico de Bourges, na França. O time comandado por José Neto treina na Vizura Academy, complexo com quadras, restaurante, academia e toda estrutura necessária para as atividades. A Vizura também é utilizada pelas sérvias e pelo astro da NBA, Nikola Jokic.

“Esse primeiro treino é muito importante para que as atletas possam se adaptar ao fuso horário, trabalhar o jet lag. Foi um treino curto, mas intenso, e pudemos trabalhar para ajudar todas elas no processo de adaptação também ao clima. É um momento importante, temos o amistoso contra a Sérvia e depois o Pré-Olímpico, que é o nosso grande objetivo”, explicou o preparador físico Diego Falcão.

No próximo dia 3, o Brasil encara a Sérvia às 14h (de Brasília), em amistoso fechado, na própria Vizura Academy. Já no dia 4, a seleção segue para a França, para o Pré-Olímpico. A estreia será no dia 6 de fevereiro, diante de Porto Rico, às 14h, com transmissão do SporTV. Depois, pega França e Austrália nos dias 8 e 9. O Pré-Olímpico dá três vagas em Tóquio 2020.

“Foi uma viagem longa, cansativa, mas é importante estar na quadra trabalhando, nos adaptando ao fuso, são quatro horas a mais que no Brasil e também ao clima, que é muito diferente do que estávamos treinando no Rio de Janeiro”, garantiu a ala Tati Pacheco.

Leia também:
Basquete feminino de malas prontas para o Pré-Olímpico
Brasil cai em grupo com mais vagas no pré-olímpico de basquete
Seleção feminina de basquete se apresenta visando Tóquio


O técnico José Neto definiu no último domingo (26) o grupo para o Pré-Olímpico. Ao todo, 13 atletas estão na Europa. As novidades em relação ao grupo que jogou o Pré-Olímpico das Américas ficam por conta da pivô Carolina e da armadora Alana. Lesionada, a pivô Nádia Colhado não pôde participar dessa etapa de treinos, assim como a pivô Stephanie Soares, com compromissos universitários nos Estados Unidos.

A seleção feminina vem em uma crescente. O Brasil conquistou os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, quebrando um jejum que vinha desde 1991. Depois, foi bronze na AmeriCup, fazendo ótimos jogos contra Canadá e Estados Unidos. Por último, venceu Argentina e Colômbia no Pré-Olímpico das Américas para se classificar para o Pré-Olímpico Mundial de Bourges.

A CBB é o órgão nacional do basquete. É uma associação independente, formada por 27 federações por todo o Brasil. É reconhecida como a única autoridade competente no basquete pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) e pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

SELEÇÃO BRASILEIRA
Armadoras

Débora Costa - SESI Araraquara
Lays da Silva - Vera Cruz Campinas
Alana Gonçalo - Santo André

Alas/Armadoras
Tainá Paixão - Sampaio Basquete
Isabela Ramona - Sampaio Basquete
Patrícia Teixeira - Vera Cruz Campinas

Alas
Tatiane Pacheco - Sampaio Basquete
Raphaella Monteiro - Sampaio Basquete

Alas/pivôs
Damiris Dantas - Busan BNK Sum-KOR
Mariana Dias - Vera Cruz Campinas
Clarissa Santos - Asvel Lyon-FRA

Pivôs
Erika Souza - IDK GIPUZKOA UPV-ESP
Maria Carolina Oliveira - Pró-Esporte Sorocaba

Veja também

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife
Projeto

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores
futebol

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores

Newsletter