A-A+

Times brasileiros têm pior início internacional na Copa Sul-Americana

Queda do Fortaleza foi a quarta de clubes ainda na primeira fase

O tricolor cearense venceu o Independiente por 2 a 1 na Arena CastelãoO tricolor cearense venceu o Independiente por 2 a 1 na Arena Castelão - Foto: STEPHAN EILERT / AFP

O Fortaleza foi o quarto time brasileiro a se despedir ainda na primeira fase da Copa Sul-Americana deste ano. O tricolor cearense venceu o Independiente por 2 a 1 na Arena Castelão, mas o gol fora de casa marcado pelos argentinos na quinta-feira (27) fez a diferença, já que os rivais estavam empatados no agregado dos jogos de ida e volta.

A equipe nordestina faz companhia a Goiás, Atlético-MG e Fluminense, que também já foram eliminados - só Vasco e Bahia continuam na competição. É a primeira vez que tantos representantes do país deixam o torneio continental tão cedo no confronto com clubes do exterior.

Leia também:
Copa do Brasil: gigante, Afogados elimina Galo nos pênaltis
Campeonato italiano terá cinco jogos sem torcida por novo coronavírus
Clubes vetam venda de mando de campo no Campeonato Brasileiro

Até 2017, as equipes brasileiras jogavam entre si nas fases iniciais da Sul-Americana e só enfrentavam rivais de fora a partir das oitavas de final. Em cinco edições (2006, 2009, 2011, 2013 e 2014), o país teve três times eliminados logo no primeiro embate internacional. No ano passado – já com os clubes do Brasil pegando os do exterior desde as fases iniciais – foram três representantes a se despedirem precocemente (Bahia, Santos e Chapecoense).

A equipe comandada por Rogério Ceni esteve próxima de impedir a inédita quarta eliminação brasileira na primeira fase internacional. Empurrado por mais de 52 mil torcedores, o Fortaleza dominou o Independiente – que é o maior campeão da Libertadores, com sete títulos – e abriu 2 a 0, com Juninho (de pênalti) e Marlon. Aos 47 minutos do segundo tempo, Bustos frustrou a torcida na Arena Castelão para classificar o "Rey de Copas" para a próxima fase.

Em outros dois confrontos de quinta-feira (27) pela Sul-Americana, os uruguaios do Plaza Colonia superaram o Zamora, da Venezuela, por 3 a 0 e se classificaram (3 a 1 no agregado).

Quem também segue no torneio é o Audax Italiano. Após a derrota por 2 a 0 fora de casa, os chilenos fizeram 3 a 0 no Cusco, do Peru, e avançaram para a segunda fase, com 3 a 2 na soma dos resultados.

Veja também

Italo Ferreira, campeão olímpico de surfe, encara onda gigante em Portugal
Surfe

Italo Ferreira, campeão olímpico de surfe, encara onda gigante em Portugal

Com brilho brasileiro, Real Madrid transforma Barcelona em "freguês" após 56 anos
Futebol internacional

Com brilho brasileiro, Real Madrid transforma Barcelona em "freguês" após 56 anos