Futebol

Times lutam nesta terça-feira por primeiras vagas nas oitavas da Champions

Chelsea, Sevilla, Juventus e Barcelona entram em campo pela quarta rodada da competição

Estádio da Luz, sede da final da Liga dos Campeões 2020Estádio da Luz, sede da final da Liga dos Campeões 2020 - Foto: Divulgação/UEFA

A Liga dos Campeões poderá ter nesta terça-feira (24) os primeiros times classificados para as oitavas de final. 

Chelsea, Sevilla, Juventus e Barcelona entram em campo pela quarta rodada da competição podendo conquistar antecipadamente suas vagas na fase de mata-mata se vencerem seus duelos.

- Grupo E: Chelsea e Sevilla a um passo
(14h55, horário de Brasília) 

Krasnodar - Sevilla

Rennes - Chelsea

Diante de dois estreantes neste torneio, os favoritos da chave, Chelsea e Sevilla, podem ser os primeiros classificados para as oitavas de final da Champions. 

Os comandados de Frank Lampard, que somam cinco vitórias consecutivas contando todas as competições, enfrentam o Rennes, em uma espiral de resultados ruins, com três derrotas consecutivas, incluindo o 3 a 0 sofrido em Londres. 

Os sevilhanos, atuais campeões da Liga Europa, terão a primeira chance de voltar a competir entre os melhores times do continente. Uma vitória em Krasnodar dará à equipe de Julen Lopetegui a classificação para a segunda fase e até um empate poderá ser suficiente.

- Grupo F: Dortmund depende de si
(17h00, horário de Brasília) 

Lazio - Zenit São Petersburgo

Borussia Dortmund - Brugge

Líder da chave com 6 pontos, o Borussia Dortmund recebe o Brugge (4 pontos), uma grande oportunidade para os alemães darem um passo quase definitivo para as oitavas de final. 

Irregulares, os belgas também aguardam o resultado da outra partida do grupo F. Uma vitória da Lazio (5 pontos) dificultaria a passagem para a segunda fase, mas ao mesmo tempo afastaria os russos (que ficariam com 1 ponto) na briga pelo terceiro lugar, que dá a chance de continuar a aventura continental na Liga Europa.

- Grupo G: Barcelona, crise ou alívio
(17h00, horário de Brasília) 

Dínamo de Kiev - Barcelona

Juventus - Ferencvaros

Os dois grandes favoritos, Juventus e Barcelona, vão se classificar se vencerem os respectivos jogos, mas no caso dos catalães, jogam em Kiev com o objetivo de somar mais do que os três pontos. 

O clube está mergulhado em uma crise institucional após a renúncia da diretoria anterior e as eleições presidenciais marcadas para o final de janeiro. Além disso enfrenta graves problemas financeiros que ameaçam o futuro da entidade. E para piorar a situação, o elenco está desfigurado, com uma série de desfalques (Piqué, Sergi Roberto e Ansu Fati por lesão; Messi e De Jong poupados). 

Com todos esses problemas e a campanha medíocre na LaLiga (o Barça está 12º, a 12 pontos do líder), a equipe catalã precisa de um bom resultado na Europa para evitar agravar a sua situação e aliviar um pouco a situação do treinador Ronald Koeman. 

Tudo parece mais fácil para a Juventus, que só precisa vencer o Ferencvaros em Turim, a quem já derrotou na Hungria (4-1).

- Grupo H: Decisão para o PSG
(17h00) 

Manchester United - Istanbul Basaksehir

PSG - Leipzig

No Parque dos Príncipes, o Paris Saint-Germain vai receber o RB Leipzig sem direito a errar, após somar uma única vitória e duas derrotas nas três primeiras partidas do grupo H. Qualquer coisa que não seja a vitória sobre os alemães deixaria os parisienses à beira da eliminação da fase de grupos, uma humilhação que o clube nunca viveu desde a chegada em 2011 de seus ricos donos catarianos. 

O PSG não chega a essa partida decisiva em um grande momento, como voltou a demonstrar na sexta-feira passada, quando perdeu por 3-2 para o Monaco fora de casa, depois de estar vencendo por 2 a 0. 

Contra os alemães (que somam 6 pontos depois de vencer o PSG por 2 a 1 em casa), o atual vice-campeão continental não poderá contar com o zagueiro central Presnel Kimpembe, que cumpre suspensão, nem com o atacante argentino Mauro Icardi, lesionado no joelho, e provavelmente não terá os meias Marco Verratti e Ander Herrera, fundamentais na construção do jogo. 

No outro jogo, o Manchester United, empatado na liderança com o Leipzig, ficará muito perto das oitavas se vencer o Basaksehir, a quem derrotou em Istambul (2-1), mas ainda terá que esperar para garantir a vaga.

Veja também

Com saída de Roberto Fernandes e Santa Cruz sem calendário, Itamar Schülle é observado pelo Retrô
RETRÔ

Com saída de Roberto Fernandes e Santa Cruz sem calendário, Itamar Schülle é observado pelo Retrô

Confira como ficaram os sorteios dos grupos da Libertadores e Sul-Americana
Futebol

Confira como ficaram os sorteios dos grupos da Libertadores e Sul-Americana