Futebol

Times lutam nesta terça-feira por primeiras vagas nas oitavas da Champions

Chelsea, Sevilla, Juventus e Barcelona entram em campo pela quarta rodada da competição

Estádio da Luz, sede da final da Liga dos Campeões 2020Estádio da Luz, sede da final da Liga dos Campeões 2020 - Foto: Divulgação/UEFA

A Liga dos Campeões poderá ter nesta terça-feira (24) os primeiros times classificados para as oitavas de final. 

Chelsea, Sevilla, Juventus e Barcelona entram em campo pela quarta rodada da competição podendo conquistar antecipadamente suas vagas na fase de mata-mata se vencerem seus duelos.

- Grupo E: Chelsea e Sevilla a um passo
(14h55, horário de Brasília) 

Krasnodar - Sevilla

Rennes - Chelsea

Diante de dois estreantes neste torneio, os favoritos da chave, Chelsea e Sevilla, podem ser os primeiros classificados para as oitavas de final da Champions. 

Os comandados de Frank Lampard, que somam cinco vitórias consecutivas contando todas as competições, enfrentam o Rennes, em uma espiral de resultados ruins, com três derrotas consecutivas, incluindo o 3 a 0 sofrido em Londres. 

Os sevilhanos, atuais campeões da Liga Europa, terão a primeira chance de voltar a competir entre os melhores times do continente. Uma vitória em Krasnodar dará à equipe de Julen Lopetegui a classificação para a segunda fase e até um empate poderá ser suficiente.

- Grupo F: Dortmund depende de si
(17h00, horário de Brasília) 

Lazio - Zenit São Petersburgo

Borussia Dortmund - Brugge

Líder da chave com 6 pontos, o Borussia Dortmund recebe o Brugge (4 pontos), uma grande oportunidade para os alemães darem um passo quase definitivo para as oitavas de final. 

Irregulares, os belgas também aguardam o resultado da outra partida do grupo F. Uma vitória da Lazio (5 pontos) dificultaria a passagem para a segunda fase, mas ao mesmo tempo afastaria os russos (que ficariam com 1 ponto) na briga pelo terceiro lugar, que dá a chance de continuar a aventura continental na Liga Europa.

- Grupo G: Barcelona, crise ou alívio
(17h00, horário de Brasília) 

Dínamo de Kiev - Barcelona

Juventus - Ferencvaros

Os dois grandes favoritos, Juventus e Barcelona, vão se classificar se vencerem os respectivos jogos, mas no caso dos catalães, jogam em Kiev com o objetivo de somar mais do que os três pontos. 

O clube está mergulhado em uma crise institucional após a renúncia da diretoria anterior e as eleições presidenciais marcadas para o final de janeiro. Além disso enfrenta graves problemas financeiros que ameaçam o futuro da entidade. E para piorar a situação, o elenco está desfigurado, com uma série de desfalques (Piqué, Sergi Roberto e Ansu Fati por lesão; Messi e De Jong poupados). 

Com todos esses problemas e a campanha medíocre na LaLiga (o Barça está 12º, a 12 pontos do líder), a equipe catalã precisa de um bom resultado na Europa para evitar agravar a sua situação e aliviar um pouco a situação do treinador Ronald Koeman. 

Tudo parece mais fácil para a Juventus, que só precisa vencer o Ferencvaros em Turim, a quem já derrotou na Hungria (4-1).

- Grupo H: Decisão para o PSG
(17h00) 

Manchester United - Istanbul Basaksehir

PSG - Leipzig

No Parque dos Príncipes, o Paris Saint-Germain vai receber o RB Leipzig sem direito a errar, após somar uma única vitória e duas derrotas nas três primeiras partidas do grupo H. Qualquer coisa que não seja a vitória sobre os alemães deixaria os parisienses à beira da eliminação da fase de grupos, uma humilhação que o clube nunca viveu desde a chegada em 2011 de seus ricos donos catarianos. 

O PSG não chega a essa partida decisiva em um grande momento, como voltou a demonstrar na sexta-feira passada, quando perdeu por 3-2 para o Monaco fora de casa, depois de estar vencendo por 2 a 0. 

Contra os alemães (que somam 6 pontos depois de vencer o PSG por 2 a 1 em casa), o atual vice-campeão continental não poderá contar com o zagueiro central Presnel Kimpembe, que cumpre suspensão, nem com o atacante argentino Mauro Icardi, lesionado no joelho, e provavelmente não terá os meias Marco Verratti e Ander Herrera, fundamentais na construção do jogo. 

No outro jogo, o Manchester United, empatado na liderança com o Leipzig, ficará muito perto das oitavas se vencer o Basaksehir, a quem derrotou em Istambul (2-1), mas ainda terá que esperar para garantir a vaga.

Veja também

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife
Projeto

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores
futebol

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores

Newsletter