SANTA CRUZ

Tininho é acusado de interferência política na Comissão de Reforma do Estatuto

Menções foram feitas em carta aberta por Diogo Melo, ex-presidente da Comissão de Reforma do Estatuto, criada em 2018

Torcedores em protesto no Arruda pedindo reforma no estatutoTorcedores em protesto no Arruda pedindo reforma no estatuto - Foto: José Britto/Folha de Pernambuco

Uma carta aberta, de autoria do ex-presidente da Comissão de Reforma do Estatuto do Santa Cruz, Diogo Melo, ganhou as redes sociais na noite desta quinta-feira, ao apontar que o atual presidente do executivo do Santa, Constantino Júnior, junto a outros dirigentes do clube, tentou interferir politicamente na referida comissão de reforma estatutária ao assinar um documento que requisitava a presença de membros, segundo Diogo, contrários à reforma do estatuto, na comissão. 

Em um dos trechos da carta, o também ex-primeiro secretário do Conselho Deliberativo e conselheiro, revela o motivo do afastamento das atividades que, no momento exercia no clube. “No ano passado, anunciei publicamente minha renúncia às funções que exercia no clube por adquirir a compreensão de que as forças políticas existentes no Santa Cruz não permitiriam que as mudanças necessárias para que um clube volte ao caminho da prosperidade aconteçam. E não à toa, essas mudanças encaram uma forte resistência dos ditos ‘poderosos do clube’.”
 

O documento ainda faz referência à expansão dos debates levantados sobre a reforma estatutária do clube: “diversos convites oficiais para a participação de debates foram enviados aos poderes do clube, inclusive Conselho de Administração” - presidido pelo ex-presidente do clube, Antônio Luiz Neto -.Diogo continua dizendo que, no final de 2019, o atual mandatário do executivo tricolor teria assinado um documento, na tentativa de incluir um grupo de dirigentes opositores ao processo de reforma, na comissão. 

“Na reta final dos trabalhos, o então presidente do clube Constantino Júnior tentou incluir forçada e indevidamente pessoas sabidamente contrárias ao projeto entre os membros da Comissão de Reforma do Estatuto”. Grupo, segundo ele, encabeçado por Antônio Luiz Neto, classificando a investida como “uma clara e lamentável interferência política nos trabalhos que vinham sendo realizados”. 

A reportagem tentou contato com o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. 

Onde parou o processo de reforma estatutária?
Em dezembro de 2019, contando com massivo apoio da torcida e do movimento Intervenção Popular Coral (IPC), a Comissão de Reforma do Estatuto, hoje presidida por Mário Godoy, esteve presente na primeira reunião marcada com o Conselho Deliberativo e membros de outras comissões dentro do Santa Cruz. Em um processo de discussão que somente pode entrar em vigor, na prática, após votação dos sócios enquadrados e adimplentes, a torcida teve que se contentar, durante toda a reunião, com atualizações nas redes sociais do que estava sendo discutido no auditório do clube. 

Depois de mais de três horas de encontro, a reunião foi paralisada sob a justificativa de que os ânimos da torcida estavam exaltados - mesmo o clube de portões fechados - e que a continuação dos pontos em debate seria dado nas duas próximas reuniões. Encontros que não chegaram a acontecer. O IPC, a partir disso, recolheu assinaturas da torcida e deu seguimento ao processo, convocando uma Assembleia Extraordinária, no qual os sócios podem votar a favor ou contra as propostas contidas no projeto de reforma do estatuto coral. 

Um grupo de dentro de clube, no entanto, entrou na justiça pedindo o impedimento da convocatória da assembleia de sócios. Aliado a isso, a pandemia do novo coronavírus se instaurou em Pernambuco e a votação, de fato, não pôde ocorrer. O IPC, por outro lado, continua se mobilizando junto a Comissão de Reforma para que, depois que o controle da Covid-19 aconteça no Estado, uma nova data seja marcada para votação do projeto de reforma estatutária do Santa Cruz. 

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter