Copa do Mundo 2022

Tite convoca seleção brasileira para Copa do Mundo na segunda (7); confira o que se sabe até agora

CBF encaminhou lista prévia com 55 nomes à Fifa, e 26 entre esses vão ao Catar

Tite, técnico da seleção brasileiraTite, técnico da seleção brasileira - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil conhecerá a formação final da seleção brasileira para a Copa do Mundo no Catar na próxima segunda-feira (7), em coletiva de imprensa realizada por Tite às 13h. A convocação segue lista prévia com 55 nomes enviada à Fifa pela CBF.

A relação de pré-convocados é mantida em segredo, mas vazamentos já revelaram a presença de alguns atletas, além de algumas ausências, como do atacante Pedro Raúl, do Goiás, artilheiro do Brasileirão elogiado por Tite em oportunidades anteriores.

O goleiro Santos, do Flamengo, aparece como novidade em um dos setores mais fixos da era Tite na seleção. Para a zaga, a lista aponta os atletas Nino (Fluminense), Bremer (Juventus), Léo Ortiz (Bragantino) e Felipe (Atlético de Madrid). Nas laterais, aparecem Filipe Luís e Rodinei, do Flamengo, e Caio Henrique, do Monaco.

Os meias Everton Ribeiro (Flamengo) e André (Fluminense), além do volante João Gomes (Flamengo) também marcam presença, junto aos atacantes Pedro e Gabigol, do Flamengo, e Luiz Henrique, do Betis.

Sem surpresas

Mesmo sem ter suas presenças na lista prévia vazadas, alguns nomes têm sido presentes demais na campanha da seleção rumo ao Catar para não darem as caras na convocação sem motivos de força maior, como lesões.

Entre eles, o trio de goleiros formado por Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); os zagueiros Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG) e Éder Militão (Real Madrid); os laterais Alex Sandro e Danilo (ambos da Juventus); os meias Casemiro e Fred (ambos do Manchester United), Fabinho (Liverpool), Bruno Guimarães (Newcastle) e Lucas Paquetá (West Ham); e os atacantes Neymar (PSG), Vinicius Junior (Real Madrid), Richarlison (Tottenham), Gabriel Jesus (Arsenal) e Raphinha (Barcelona).

Outros fortes concorrentes a garantir uma das 26 vagas são os atacantes Antony (Manchester United), Rodrygo (Real Madrid), Firmino (Liverpool) e Matheus Cunha (Atlético de Madrid), o lateral-esquerdo Alex Telles (Sevilla), e o zagueiro Ibañez (Roma) - todos presentes na última convocação de Tite para enfrentar Gana e Tunísia em amistosos.

Prováveis ausências

Alguns nomes que já foram vistos como garantidos no Catar, podem não ter seus nomes anunciados pelo treinador da seleção na segunda-feira. O lateral Daniel Alves (Pumas) e o meia Phillipe Coutinho (Aston Villa), por exemplo, são alguns dos jogadores que perderam espaço na equipe nos últimos meses.

Os atletas que aparecem na lista prévia mas não forem chamados para a seleção, no entanto, podem ficar à disposição como suplentes no caso de desfalques por lesão. Caso necessário, alterações na convocação podem ser feitas até a véspera da estreia do Brasil na Copa, em 24 de novembro.

Veja também

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas
Futebol

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico
Futebol

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico

Newsletter