Santa Cruz

Justiça ordena Santa a divulgar contrato com empresa que gerencia cadastro de sócios

Executivo coral deve exibir documentos em até cinco dias e não tem direito à defesa ou recurso

Presidente do Santa Cruz, Constantino JúniorPresidente do Santa Cruz, Constantino Júnior - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Santa Cruz foi alvo de outra decisão judicial nesta quinta-feira (15). O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) sentenciou o clube a revelar os pormenores do contrato em sigilo com a FutebolCard, responsável pelo cadastramento de sócios tricolores. Sem admissão de defesa ou recurso, o executivo coral tem o prazo limite de cinco dias para apresentar todos os documentos que tratam do vínculo com a empresa.

A juíza Valéria Maria Santos Máximo, da 2ª Vara Cível da Capital, assinou a decisão e argumenta que os pontos apresentados pelo advogado André Frutuoso - autor da ação ligado ao movimento de oposição Pró-Santa - são “perfeitamente cabíveis ante a narrativa exordial aliada aos documentos acostados que fundamentam o pedido".

Procurado pela Folha de Pernambuco, Frutuoso explicou o que o levou a acionar a justiça.” O Santa Cruz informou que o contrato pode ser de R$ 50 milhões, mas ninguém sabe o que está acontecendo. Quanto é a comissão dessa empresa, qual o valor pago pelo clube… para tomar conhecimento disso, pedi ao clube para mostrar o contrato. Na reunião do conselho disseram a mim que não mostraria porque o contrato é sigiloso. Mas não tem o menor cabimento ter sigilo para o órgão de controle interno do clube. Não faz sentido jurídico, de governança e gestão interna sob o ponto de vista de aprimoramento de recebíveis”, comentou. 

O advogado completou que não vai titubear em caso de outras situações controversas surgirem. “ Nós vamos levar até as últimas instâncias todo o direito mitigado do sócio. Toda situação que for obscura e em inconformidade com a lei e o estatuto, nós vamos buscar essas medidas para corrigir e aprimorar a gestão clube. A gente sabe que o Santa tem vários problemas, então que os partilhe para que a gente possa pensar em uma solução, e não simplesmente fazer contrato sigiloso, prorrogar mandato autoritariamente”, comentou. Até a publicação desta matéria, o clube não havia se pronunciado sobre a decisão. 

O presidente Constantino Júnior tem até esta sexta-feira (16) para recorrer a liminar que determina a convocação de novas eleições do clube. Caso não cumpra a ordem no prazo, o mandatário está sujeito a pagar uma multa diária de R$ 20 mil.

Veja também

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife
Projeto

Instituto Vini Jr. inaugura Centro de Tecnologias Base em escola da Rede Municipal do Recife

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores
futebol

Flamengo prioriza Brasileirão e Tite não terá 7 titulares em confronto direto da Libertadores

Newsletter