Futebol

TJPE se reúne com clubes de futebol e anuncia medidas para combater a violência

Dirigentes de Sport e Náutico pediram ajuda do Judiciário pernambucano para coibir atos criminosos relacionados de torcidas organizadas

Reunião entre os presidentes do Sport, Náutico e TJPEReunião entre os presidentes do Sport, Náutico e TJPE - Foto: Saulo Moreira / TJPE

Os presidentes de Sport e Náutico, Yuri Romão e Bruno Becker, respectivamente, se reuniram nesta quarta (28) com o  presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, para pedir ajuda no combate à violência.

Os dirigentes pediram ajuda para combater a violência provocada pelas torcidas organizadas. Durante o encontro, o magistrado anunciou a criação de uma vara de justiça especializada em crimes organizados. Entre suas atribuições estarão os crimes cometidos no âmbito do futebol.



A meta do TJPE é que a vara seja criada ainda em março. Instituições como o Ministério Público do Estado de Pernambuco, Governo do Estado, através da Polícia Militar, e Assembleia Legislativa estarão juntas na iniciativa.

Paralelamente à criação da vara especializada, o TJPE iniciará estudos para ampliar as competências do Juizado do Torcedor, que atualmente trata apenas de causas cíveis e criminais de menor complexidade e menor potencial ofensivo.

“O Poder Judiciário tomará medidas enérgicas para combater a violência que assola nossos times e nosso Estado. Nosso objetivo é buscar a paz e a segurança para que nosso futebol volte ao seu lugar de destaque”, disse o presidente do TJPE.

“Saio feliz com a disposição do TJPE de combater o crime organizado. De forma rápida e célere, temos que dar uma resposta à sociedade”, frisou Yuri Romão, se referindo ao episódio após o último jogo entre Sport e Fortaleza, na Arena de Pernambuco, pela Copa do Nordeste, quando os jogadores do time cearense foram vítimas de pedras e bombas atiradas no ônibus da delegação.

O presidente do Náutico também elogiou a iniciativa. “Foi uma reunião muito importante. Saímos satisfeitos com medidas que serão tomadas em breve. Essa é uma luta de todo o Estado”, frisou. Além dos dirigentes e do presidente do Tribunal, participaram da reunião o desembargador Mauro Alencar, coordenador da área criminal do TJPE; o juiz assessor da Presidência, Gleydson Lima; o presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Sílvio Neves Baptista; e o vice-presidente jurídico também do Sport, Rodrigo Guedes.

 

Veja também

Torcida faz festa no Ibirapuera, mas Bia Haddad abre duelo com Alemanha com derrota
Tênis

Torcida faz festa no Ibirapuera, mas Bia Haddad abre duelo com Alemanha com derrota

CBF desmembra tabela e Náutico conhece datas e horários de oito primeiros jogos da Série C; confira
Náutico

CBF desmembra tabela e Náutico conhece datas e horários de oito primeiros jogos da Série C; confira

Newsletter