Eurocopa

Torcedor invade gramado com símbolo gay antes de Alemanha x Hungria

Gesto foi um protesto contra a proibição da Uefa para que estádio fosse iluminado em homenagem à comunidade LGBT

Invasor, não identificado, foi logo detido pelos segurançasInvasor, não identificado, foi logo detido pelos seguranças - Foto: Matthias Hangst/POOL/AFP

Um torcedor com a camisa da Alemanha e uma bandeira com as cores do arco-íris invadiu o gramado da Allianz Arena, em Munique, antes do início da partida da seleção da casa contra a Hungria, nesta quarta-feira (23), pela Eurocopa.

O gesto foi um protesto contra a proibição da Uefa para que o estádio fosse iluminado em homenagem à comunidade LGBT e também de oposição ao regime húngaro. O invasor, não identificado, foi logo detido pelos seguranças. Quando isso aconteceu, os jogadores já estavam em campo.

A Prefeitura de Munique queria colorir o lado exterior da arena com essas cores. Seria uma atitude também de repúdio contra aprovação de uma lei na Hungria que restringe o acesso de jovens à informações sobre homossexualidade.

A Uefa vetou a iniciativa por considerá-la um gesto político.

A decisão causou controvérsia. Outros estádios na Alemanha se iluminaram com as cores do arco-íris nesta quarta. Torcedores foram à Allianz Arena com bandeiras e camisetas alusivas ao tema. O ministro das Relações Exteriores e Comércio da Hungria, Péter Szijjártó, elogiou a Uefa e considerou o veto uma medida de "bom senso."

Em entrevista à emissora alemã ZDF, o ex-meia Thomas Hitzlsperger disse que no final de maio a federação do país já havia feito pedido semelhante à entidade europeia e esse havia sido negado.

Após a polêmica, a Uefa colocou as cores do arco-íris em seu logotipo no Twitter, com o texto de que para a entidade, não se trata de um símbolo político, mas um sinal do "firme comprometimento para uma sociedade mais diversa e inclusiva".

O premiê húngaro, Viktor Orbán, cancelou sua visita a Munique para assistir ao jogo, que começou às 6h (de Brasília).

Veja também

Kevin Durant pede ao Brooklyn Nets para ser negociado com outra equipe
NBA

Kevin Durant pede ao Brooklyn Nets para ser negociado com outra equipe

PSG anuncia contratação do meia português Vitinha
Futebol Internacional

PSG anuncia contratação do meia português Vitinha