Futebol Europeu

Torcida do Estrela Vermelha lista conflitos com influência dos EUA e da Otan e cita 1964

Gesto, ocorrido em partida da Liga Europa, é uma crítica à forma como futebol, tradicionalmente omisso, tem reagido à invasão russa na Ucrânia

Manifestação da torcida do Estrela Vermelha Manifestação da torcida do Estrela Vermelha  - Foto: ANDREJ ISAKOVIC / AFP

A partida entre Estrela Vermelha, da Sérvia, e Rangers, da Escócia, pelas oitavas de final da Liga Europa, ficou marcada por uma manifestação da torcida antes do jogo. Com diversas faixas que listavam conflitos ocorridos ao longo da história, os fãs da equipe sérvia deixaram seu recado com um trecho de uma música de John Lennon: "All we are saying is give peace a chance" (Tudo o que estamos dizendo é dê uma chance à paz). O ato ocorre em meio aos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

Mas não fica só nisso. O pedido de paz possui uma mensagem nas entrelinhas. Os conflitos listados contaram com influência dos Estados Unidos e de países da Otan. Entre eles, estão a Guerra do Vietnã (1961), a invasão da Baía dos Porcos, em Cuba (1961), a intervenção americana durante a crise do Congo (1964), a Guerra do Iraque (1991), a intervenção militar na Iugoslávia (1999) e os conflitos no Líbano e na Síria (2011). Também é citado o golpe militar no Brasil, em 1964.

Logo, é possível entender esta manifestação como uma crítica à forma como o futebol e o mundo ocidental, normalmente omissos em relação a conflitos, têm reagido à invasão russa na Ucrânia. O Estrela Vermelha não seguiu o exemplo da Uefa e manteve seu contrato de patrocínio com a Gazprom, companhia de gás do país de Vladimir Putin. Além disso, conflitos com participação da própria Sérvia, da Rússia e da antiga União Soviética foram deixados de fora do ato.

Em campo, o Estrela Vermelha também fez sua parte e venceu o Rangers por 2 a 1. Mas o resultado não foi suficiente para classificá-lo. A equipe escocesa, que venceu por 3 a 0 na partida de ida, avançou para as quartas de final.

Veja também

Em jogo emocionante, Petrolina vence Cascavel-PR e vai à segunda fase da Copa do Brasil
Copa do Brasil

Em jogo emocionante, Petrolina vence Cascavel-PR e vai à segunda fase da Copa do Brasil

TJPE se reúne com clubes de futebol e anuncia medidas para combater a violência
Futebol

TJPE se reúne com clubes de futebol e anuncia medidas para combater a violência provocada por torcidas organizadas