Torre Malakoff recebe exposição fotográfica “O Jogo da Bola”
Exposição que retrata o universo do futebol de rua pernambucano foi aberta nesta quinta-feira
Pensando em construir ambientes em que as pessoas experimentem estar dentro de um campo de futebol, o fotógrafo Iezu Kaeru, em parceria com o mineiro Eustáquio Neves, inaugurou nesta quinta-feira (9), a exposição fotográfica “O Jogo da Bola”, na Torre Malakoff, no Bairro do Recife.
Com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), a intervenção está dividida em duas salas, uma Com Camisa e Sem Camisa. A primeira reúne 45 fotos digitais feitas por Iezu e pelos próprios jogadores e jogadoras do futebol de rua do Recife, além de 22 padrões de vários times de comunidades e uma mesa de pebolim. Um ambiente onde as pessoas podem interagir com as camisas ao tirar selfies e relembrar os velhos tempos jogando uma partida de totó.
“Achei a exposição bem interessante, a gente consegue ver nas imagens que, realmente, é assim que começa o futebol, nas periferias, é assim que se descobre os grandes jogadores. Essa exposição é um retrato muito bom daquilo que acontece nas comunidades. Eu também jogava futebol, vim de periferia no Rio de Janeiro, atualmente moro em São Paulo e acho o futebol muito cultural, tanto a parte da educação, como a parte física, toda essa estrutura ajuda as crianças a evoluírem”, endossou Renato.
“A obra "Batch Gol" permeia por todo esse universo de brincadeira, de improvisação, que é a pelada dentro da comunidade. Focamos em cima do momento bem importante do futebol, que é o pênalti", afirmou o responsável pelo desenvolvimento e programação da obra interativa, Sergio Monteiro.
O fotógrafo Iezu Kaeru, um dos idealizados do trabalho, falou da importância de trazer essa exposição para o Recife. “É muito legal fazer essa experiência de olhares porque, por exemplo, os jogadores e as jogadoras também fotografaram. A nossa proposta foi que eles, com câmeras nas mãos, registrassem a visão deles mais próxima do futebol de rua” disse.
Veja também

Futebol
Jean projeta mais duas vitórias para Náutico se livrar do risco de queda
