Tricampeão mundial, Mick Fanning anuncia aposentadoria

Australiano participará somente das duas primeiras etapas do circuito mundial em 2018 e se despedirá do evento

Mick FanningMick Fanning - Foto: WSL

Tricampeão mundial que ganhou ainda mais notoriedade ao escapar de um ataque de tubarão em 2015 , o australiano Mick Fanning anunciou nesta quarta-feira (28) que deixará de competir durante toda a temporada do circuito mundial de surfe (WSL). A aposentadoria do surfista de 36 anos será selada após a sua participação nas duas primeiras etapas do Mundial 2018, na Austrália.

"Eu decidi que o Rip Curl Pro Bells Beach [segunda etapa da temporada] será o meu último evento como competidor em tempo integral no circuito WSL. O circuito me deu muito, mas eu preciso de um novo desafio. Ainda adoro competir, mas não consigo encontrar a motivação e a dedicação necessárias para brigar por títulos mundiais", escreveu.

"Meu tempo no circuito foi incrivelmente gratificante e tenho muitas memórias maravilhosas, o que não seria possível sem algumas pessoas muito especiais. Minha mãe, meu pai, irmã e irmãos. Eu te amo. E graças aos fãs e a todos que me encorajaram e me animaram por todos esses anos", completou.

Fanning entrou no circuito no começo dos anos 2000 e acumulou 22 títulos de etapas neste período. Além das conquistas das edições de 2007, 2008 e 2013 do Mundial, o australiano se transformou em um dos maiores ícones da história do surfe com suas fortes manobras e estilo agressivo de atacar as ondas.

Em 2015, Fanning ganhou notoriedade por escapar ileso de um ataque de tubarão durante a final da etapa de Jeffreys Bay do circuito, na África do Sul. Ao ser surpreendido pelo animal, o surfista reagiu instintivamente e conseguiu afastá-lo com tentativas de soco em imagens que foram transmitidas ao vivo pela internet.

Como é usual no surfe, Fanning pode voltar a aparecer em eventos esporádicos do Mundial, mas deixará de viajar para todos os locais. Neste ano, ele tem presenças confirmadas apenas para a abertura no Gold Coast australiano, a partir do dia 11 de março, e para o torneio em Bells Beach, onde prometeu uma despedida.

"Estou ansioso para a vida longe do circuito enquanto olho de perto nas coisas. Estou tão orgulhoso do nosso esporte e da forma como continua a evoluir. O nível de performance no circuito mundial e no Big Wave Tour [circuito de ondas grandes] é notável. Não posso esperar para ver [o surfe] como um dos esportes com mais fãs. Também estou ansioso para evoluir o meu próprio surfe de novas maneiras, visitando lugares desconhecidos e assumindo experiências diferentes", disse.

"Estarei competindo no evento de abertura, em casa, na Golden Coast e depois fazendo a mala para o Rip Curl Pro [segunda etapa do circuito]. Bells Beach é onde minha carreira realmente começou, eu sempre amei o lugar e parece um local adequado para terminar as coisas. Vai ser uma grande festa divertida e todos vocês estão convidados a vir. Espero ver vocês lá", completou.

Veja também

Tite convoca Paquetá para o lugar de Coutinho na seleção brasileira
Seleção Brasileira

Tite convoca Paquetá para o lugar de Coutinho na seleção brasileira

Tite chama Paquetá para substituir Philippe Coutinho
Eliminatórias da Copa

Tite chama Paquetá para substituir Philippe Coutinho