Futebol

Triênio e remuneração dos gestores: Conselho do Náutico propõe mudanças no Estatuto

Ideia do CD é discutir temas e levar as novidades para votação na Assembleia Geral de Sócios

AflitosAflitos - Foto: Léo Lemos/Arquivo Náutico

O estatuto do Náutico pode passar por uma reformulação em breve. O Conselho Deliberativo do clube quer ampliar o mandato da gestão executiva, atualmente no formato de biênio, para um triênio, continuando com a possibilidade de reeleição. Além disso, pretende criar uma remuneração para presidente e vice-presidente, com direito à premiação para os dirigentes por conquistas como títulos ou acesso. 

O objetivo é discutir o assunto nas próximas reuniões do Conselho, levando o tema para votação na Assembleia Geral de sócios. As alterações, vale salientar, não começarão a valer, se aprovadas, a partir da próxima eleição, marcada para o final de 2021. As novidades ficariam para os gestores do triênio 2024/2026.

No artigo 78 do novo estatuto, é dito que "o presidente da diretoria executiva fará jus a uma remuneração mensal, cujo valor será estabelecido no orçamento do clube e aprovado pelo Conselho Deliberativo, no patamar mínimo de cinco e máximo de 20 salários mínimos". 

Também é citado que os gestores ganharão premiações em caso de título no futebol masculino (seis meses de vencimentos), cumprimento de meta do orçamento anual (seis meses de vencimento), acesso à Série A ou permanência na elite (um ano de vencimento).  O vice-presidente receberá na proporção de 50% da remuneração e da premiação prevista para o presidente do clube.

O estatuto informa ainda que "o presidente e o vice-presidente deverão ter dedicação exclusiva ao clube, sendo permitida, todavia, uma paralela atuação profissional, desde que aprovado o modelo de trabalho pelo Conselho Deliberativo, após parecer da Comissão Eleitoral, por ocasião do deferimento da respectiva chapa".

Veja também

Botafogo e Vasco disputam clássico carioca na Série B
Série B

Botafogo e Vasco disputam clássico carioca na Série B

Segundo fim de semana olímpico gera expectativa por mais medalhas
Jogos Olímpicos

Segundo fim de semana olímpico gera expectativa por mais medalhas