Tênis

Tsitsipas vence Zverev e vai à final de Roland Garros pela primeira vez

Grego número cinco do mundo derrotou o alemão Alexander Zverev por 3 sets a 2 e aguarda o vencedor do duelo entre Nadal e Djokovic

Tenista grego Stefanos Tstisipas venceu o alemão Alexander Zverev por 3 sets a 2Tenista grego Stefanos Tstisipas venceu o alemão Alexander Zverev por 3 sets a 2 - Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP

O grego Stefanos Tsitsipas, nº 5 do mundo, se classificou para sua primeira final de Grand Slam em Roland Garros ao derrotar o alemão Alexander Zverev (6º) em cinco sets, com parciais de 6-3, 6-3, 4-6, 4-6 e 6-3 nesta sexta-feira.

Na grande decisão, Tsitsipas vai enfrentar o vencedor do duelo entre o espanhol Rafael Nadal, 13 vezes campeão no saibro parisiense, e o nº 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, que jogam pela segunda semifinal também nesta sexta. 

Aos 22 anos, ele se tornou o primeiro tenista grego a se classificar para a final de um torneio 'major', e é o mais jovem a conseguir o feito desde Andy Murray em 2010.

"Só consigo pensar nas minhas raízes, em um pequeno lugar nos arredores de Atenas, onde sonhava em jogar no grande palco de Roland Garros", disse Tsitsipas com lágrimas nos olhos, após vencer a partida no quinto match-point. 

No penúltimo game, que durou 10 minutos, o alemão de 24 anos salvou quatro match points.

“Foi estressante, muito intenso, mantive as chances. Entrei aqui e lutei. Essa vitória significa muito, é de longe a mais importante da minha carreira", acrescentou com saibro ainda grudado em seu rosto após 3 horas e 37 minutos de jogo na quadra Philippe-Chatrier. 

Mas em qualquer uma das duas opções na final, o jovem tenista grego não vai entrar como favorito, já que contra Nadal o saldo é de 7 vitórias e duas derrotas a favor do espanhol, e de 5-2 nos confrontos contra o sérvio.

Tsitsipas havia perdido suas três primeiras semifinais de Grand Slam.

Zverev, que havia precisado de cinco sets para derrotar seu compatriota Oscar Otte (152º) na primeira fase, só voltou a enfrentar um tenista top 45 nesta sexta-feira e terá que esperar por mais uma oportunidade para estar presente em sua primeira final em Paris.

Veja também

Com gol aos 55, Brasil bate Colômbia e dá a Tite maior sequência de vitórias
Copa América

Com gol aos 55, Seleção Brasileira bate Colômbia

Já classificado, Brasil perde para Rússia na Liga das Nações de vôlei
Seleção

Já classificado, Brasil perde para Rússia na Liga das Nações de vôlei