LIGA DOS CAMPEÕES

UEFA confirma Lisboa como sede da final da Champions 2019/2020 em agosto

Quartas, semis e final serão disputadas em jogo único em dois estádios da capital portuguesa

Estádio da Luz, sede da final da Liga dos Campeões 2020Estádio da Luz, sede da final da Liga dos Campeões 2020 - Foto: Divulgação/UEFA

A Liga dos Campeões será concluída com jogos únicos a partir das quartas de final, realizados durante agosto em Lisboa. A confirmação foi feita pela UEFA, através das redes sociais, na manhã desta quarta-feira (17). Antes do futebol mundial ser paralisado por conta da pandemia do novo coronavírus, Istambul, na Turquia, tinha sido apontada como sede da grande final da edição 2019/2020. A cidade, no entanto, receberá a final da Champions 2021. 

Segundo o plano aprovado pelo comitê executivo da entidade europeia, a competição, suspensa em março, será retomada com os jogos de volta que restam para completar as oitavas de final. Eles serão disputados nos locais programados, no dia 8 de agosto. 

 

Então, a partir de 12 de agosto, jogos únicos das quartas de final serão disputados em Lisboa em quatro dias consecutivos, com as semifinais ocorrendo em 18 e 19 de agosto e a final, em 23 de agosto na capital portuguesa. O plano permite uma conclusão mais rápida da temporada do que o tradicional formato, com partidas de ida e volta, em casa e fora. Os jogos ocorrerão nos dois maiores estádios de Lisboa, o José Alvalade, do Sporting, e o Estádio da Luz, do Benfica, que receberá a decisão.

A UEFA ainda destacou que a regra temporária de cinco substituições, pleiteada pela Fifa e aprovada pela International Board em maio, será válida para os jogos remanescentes da temporada 2019/2020. Além disso, os clubes poderão registrar mais três jogadores durante a competição, contanto que esses mesmos atletas já estejam registrados no torneio. Ou seja, jogadores recém transferidos não poderão ser registrados nesta temporada. 

Ainda estão pendentes nas oitavas de final os seguintes confrontos: Manchester City x Real Madrid; Barcelona x Napoli; Bayern x Chelsea e Juventus x Olympique de Marselha.
As seguintes equipes já estão classificadas para as quartas de final: RB Leipzig, Atalanta, PSG e Atlético de Madri.

Confira as sedes da final das próximas edições:

Lisboa - 2020
Istambul - 2021
São Petersburgo - 2022
Monique - 2023
Londres - 2024

Champions feminina
Seguindo o mesmo modelo de disputa da modalidade masculina, os jogos remanescentes da Liga dos Campeões feminina serão disputados em jogos únicos, entre os dias 21 e 30 de agosto. Os estádios San Mamés, em Bilbao, e Anoeta, em San Sebastián, na Espanha, foram os escolhidos para reta final. Antes da paralisação, Viena, na Áustria, hospedaria a final da competição europeia.

Atual campeão, o Lyon defende o título por mais uma temporada. 

 

Veja também

Corinthians obtém efeito suspensivo, e Jô está livre para enfrentar Sport
Futebol

Corinthians obtém efeito suspensivo, e Jô está livre para enfrentar Sport

Liverpool anuncia contratação de Thiago Alcântara
Futebol Internacional

Liverpool anuncia contratação de Thiago Alcântara