Esportes

Uninassau Basquete bate Blumenau/SC no returno da LBF e encosta na liderança

Equipe pernambucana passou com tranquilidade pelas adversárias e venceu por 81x66

Lance da partida entre Uninassau Basquete e Blumenau/SC Lance da partida entre Uninassau Basquete e Blumenau/SC  - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Fazendo sua estreia no segundo turno da Liga de Basquete Feminino (LBF), a Uninassau recebeu o Blumenau Basquete/SC, na noite desta sexta-feira (10), às 20h (horário de Recife), no Centro Esportivo do Salesiano, pela rodada dupla da competição. Se o objetivo era corrigir os erros apresentados nas últimas partidas disputadas, a equipe pernambucana alcançou o feito com excelente atuação. Mesmo desfalcada pela ala Tati Pacheco, a Uninassau apresentou um jogo forte no sistema ofensivo e bateu as adversárias por 81x66.

Uninassau começou o confronto dominando o garrafão. Dona de 9 pontos na primeira etapa da partida, a armadora Ineides Casanova mostrou ser a referência na equipe da casa. Com cestas de três pontos e belas assistências para as alas, a cubana foi uma das principais responsáveis por parar o time de Santa Catarina, que apresentou muitas dificuldades na armação e não conseguiu impor um bom ritmo jogo. No final do primeiro quarto o placar confirmava a qualidade do ataque pernambucano: 22x14.

No segundo quarto a ala Raphaela Monteiro, que não vinha sendo escalada na equipe titular da Uninassau mostrou porque conquistou a titularidade. Com jogadas sólidas e bons arremessos, ela ajudou a equipe comandada pelo técnico Roberto Dornelas a administrar a vantagem. Apesar de estar à frente no placar, as anfitriãs perderam um pouco da concentração com a saída de Casanova. Nada comparado ao time de Santa Catarina, que não se encontrou em quadra. Jogando nas falhas das adversárias a Uninassau terminou a segunda etapa com 15 pontos de vantagem: 44x29.

Blumenau sentiu bastante a ausência da armadora Cacá, mas conseguiu ganhar fôlego no terceiro quarto diminuindo a diferença de pontos para o time catarinense. Porém, não foi suficiente para virar o placar. Mais uma vez a parceria entre Casanova e Monteiro fez a diferença no período. Protagonistas no certame, ambas contribuíram para o passeio do time recifense. Uninassau 64x48 Blumenau apontava o placar parcial.

Cestinha da partida com 18 pontos, a ala Monteiro confirmou a superioridade da equipe mandante, que se manteve firme nos arremessos e nos lances livres, e garantiu o triunfo com o placar expressivo de 81x66. Com uma campanha de 11 vitórias e 4 derrotas a Uninassau segue na segunda colocação da LBF, enquanto o Blumenau continua ocupando o 5º lugar na tabela, com apenas três vitórias em 11 jogos disputados. As equipes voltam a se enfrentar neste domingo (12), às 10h (horário de Recife), no mesmo local, pelo jogo de volta da rodada dupla do returno.

“Acho que no primeiro turno a gente vacilou muito, perdemos jogos que não poderíamos perder, mas começamos o segundo turno muito bem. Domingo é outro jogo, mas eu estou muito feliz com essa vitória de hoje” avaliou a pivô da Uninassau, Gil Justino.

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter