Uruguai vence a Arábia e confirma vaga nas oitavas

Suárez fez o único gol do Uruguai contra os sauditas, nesta quarta (20), e garantiu o time no mata-mata do Mundial

Suárez fez o único gol do Uruguai contra a Arábia SauditaSuárez fez o único gol do Uruguai contra a Arábia Saudita - Foto: Pascal Guyot/AFP

O gol de Luis Suárez contra a Arábia Saudita fez dois países felizes, nesta quarta-feira (20), na Copa do Mundo. Isso porque a vitória do Uruguai por 1x0 sobre os sauditas classificou os sul-americanos e também a Rússia às oitavas de final. Com duas vitórias em dois jogos, os russos dependiam de, no mínimo, um empate do Uruguai para garantir a vaga.

Esta é a primeira vez que a seleção russa se classifica para as oitavas de final na história desde 1986. Na ocasião, ainda como União Soviética, venceu duas partidas na fase de grupos (Hungria e Canadá) e caiu para a Bélgica nas oitavas de final. Já os uruguaios, bicampeões mundiais, garantem mais uma classificação para o mata-mata do torneio. Disputando Copas de forma ininterrupta desde 2010, foram até a semifinal na África do Sul e, na edição de 2014, pararam nas oitavas para a Colômbia.

Autor do gol que classificou o Uruguai, Luis Suárez fez diante da Arábia Saudita seu 100º jogo com a camisa celeste. Ele é o sexto jogador a ter atingido a marca centenária de partidas pelo time. Outros quatro com mais de 100 partidas estão no atual elenco uruguaio: Maxi Pereira, o capitão Diego Godín, Cristian Rodríguez e Edinson Cavani. Completa a lista o ídolo Diego Forlán, eleito melhor jogador do Mundial de 2010.

Leia também:
Rússia faz 3x1 no Egito e fica muito perto das oitavas
Uruguai vence Egito sem Salah na estreia na Copa do Mundo da Rússia
Rússia goleia Arábia Saudita na estreia do Mundial

Maior artilheiro da história da seleção, Suárez chegou a 52 gols, ampliando seu recorde na liderança. Também se tornou o primeiro uruguaio a marcar em três Copas diferentes: 2010, 2014 e 2018. Rússia e Uruguai se enfrentam na próxima segunda-feira (25), em Samara, às 11h (de Brasília), na partida que define a liderança do Grupo A da Copa do Mundo.

Por enquanto, eles estão empatados em pontos (6), mas os russos têm saldo de gols mais expressivo: sete gols, contra dois da equipe sul-americana. As outras duas seleções da chave, Arábia Saudita e Egito, já eliminadas, se despedem da Rússia também na segunda, no mesmo horário.

Ficha do jogo

URUGUAI 1
Muslera; Varela, Giménez, Godín e Cáceres; Sánchez (Nández), Vecino (Torreira), Bentancur e Cristian Rodríguez (Laxalt); Suárez e Cavani. T.: Óscar Tabárez

ARÁBIA SAUDITA 0
Al-Owais; Al-Burayk, Osama Hawsawi, Al-Bulaihi e Al-Shahrani; Otayf; Bahebri (Kanno), Al-Faraj, Al-Jassim (Al-Mogahwi) e Al-Dawsari; Al-Muwallad (Al-Sahlawi). T.: Juan Antonio Pizzi

Local: Arena Rostov, em Rostov (RUS)
Árbitro: Clement Turpin (FRA)
Gol: Suárez (URU), aos 22min do 1º tempo


 

Veja também

Acidente aéreo mata piloto, presidente e quatro jogadores do Palmas
Tragédia

Acidente aéreo mata piloto, presidente e quatro jogadores do Palmas

Sport e Bahia fazem clássico nordestino de olho em se distanciar do Z4
Futebol

Sport e Bahia fazem clássico nordestino de olho em se distanciar do Z4