Uso do VAR é o marco de uma nova era no futebol, diz Fifa

Para a organização, o uso do VAR representa um ponto decisivo para a Copa do Mundo e gera grandes debates sobre o futebol e suas regras

Árbitro de vídeo foi usado na Copa do Mundo deste anoÁrbitro de vídeo foi usado na Copa do Mundo deste ano - Foto: Johannes Eisele/AFP

Em comunicado divulgado nesta quarta (18), a Fifa diz estar satisfeita com os resultados da Copa do Mundo da Rússia e que a implementação do árbitro de vídeo (VAR) contribuiu para o sucesso da arbitragem no torneio.

Gianni Infantino, presidente da Fifa, afirmou que a atuação dos árbitros associada ao uso do VAR foi fundamental para que esta fosse a melhor Copa feita até o momento.
Segundo o secretário-adjunto geral da Fifa, Zvonimir Boban, que foi responsável pela implantação do VAR, o uso da tecnologia de vídeo é algo revolucionário para o futebol.

Leia também:
Fifa vê Copa da Rússia como maior da história e exalta VAR
Após onda na 1ª fase, VAR 'sumiu' e retornou na final
Técnico croata questiona VAR durante partida contra França
Com VAR, jogos desta Copa duram mais que os de 2014
Conmebol confirma VAR a partir das quartas da Libertadores
Consulta ao VAR consome 1% de tempo parado em jogos da Copa

"Assim como disse o presidente da Fifa, o VAR não vai mudar o futebol, apenas vai 'limpá-lo', e esse foi nosso principal objetivo quando começamos o projeto", disse.

Para a organização, o uso do VAR representa um ponto decisivo para a Copa do Mundo e gera grandes debates sobre o futebol e suas regras. "É ótimo ver que isso disseminou uma discussão sobre o assunto, mas somente entender as regras do jogo e os procedimentos do VAR não confere credibilidade a essas discussões", disse Boban.

A Fifa afirmou ainda que, com base no sucesso da arbitragem e do VAR na Copa do Mundo, irá continuar seus esforços para melhorar os padrões gerais de arbitragem e auxiliar associações e ligas que quiserem implementar o VAR em suas competições.

Em julho deste ano, a Conmebol confirmou que Libertadores e Copa Sul-americana irão contar com o árbitro de vídeo a partir das quartas de final. A Copa do Brasil também adotará a tecnologia a partida da próxima fase.

Veja também

Martelotte ressalta desejo em permanecer no Santa em 2021
Futebol

Martelotte ressalta desejo em permanecer no Santa em 2021

Influencer pernambucano visita CT do Santos sem máscara e gera polêmica
Futebol

Influencer pernambucano visita CT do Santos sem máscara e gera polêmica