Valverde assume Barcelona nas próximas duas temporadas

Técnico é um ex-jogador do Barça e substitui o ídolo Luis Enrique

Ernesto Valverde treinou o Athletic de Bilbao nas últimas quatro temporadasErnesto Valverde treinou o Athletic de Bilbao nas últimas quatro temporadas - Foto: YORICK JANSENS / AFP

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, anunciou Ernesto Valverde como substituto de Luis Enrique no comando da equipe para a próxima temporada, após reunião com a direção do clube, nesta segunda-feira (29).

Segundo o site da equipe, Valverde vai assumir o time por duas temporadas. Bartomeu valorizou o treinador, que é ex-jogador do Barça e tem "estilo próprio do clube e alta capacidade de trabalho".

Confirmando os rumores da imprensa esportiva, Valverde vai assumir o recente campeão da Copa do Rei aos 53 anos de idade. As quatro últimas temporada a frente do Athletic de Bilbao credenciaram o treinador à vaga deixada por Luis Enrique.

Ernesto vai ser apresentado na próxima quinta-feira (1).

"Conversei com Valverde e comuniquei nossa decisão. Ele está muito feliz e com muita vontade. Treinar o Barça é um desafio apaixonante", falou Bartomeu.

"Tem capacidade, critério e conhecimento. É um amante do futebol de base", indicou o presidente. Valverde defendeu o clube catalão entre 1988 e 1990, período comandado pelo revolucionário treinador Johan Cruyff.

- Imenso desafio -

Bartomeu elogiou a "grande contribuição" de Luis Enrique ao clube. O treinador anunciou, em março, que não seguiria no comando da equipe e se despediu com o título da Copa do Rei, no sábado, ao vencer o Alavés. Foram nove conquistas em três temporadas.

"Somos um clube auto-exigente que sempre busca a excelência", comentou Bartomeu, após temporada sem títulos nos principais campeonatos. Os catalães foram vice-campeões do Campeonato Espanhol e caíram para a Juventus nas quartas de final da Liga dos Campeões.

"O desafio é manter as vitórias esportivas", insistiu o mandatário.

Valverde chega ao Barcelona com a missão de reconstruir o time, depois de demonstrar sinais de fraqueza após uma década de domínio no futebol espanhol.

Famoso por combinar firmeza e diplomacia, o treinador conseguiu o título da Supercopa da Espanha, em 2015, quando comandava os bascos, na decisão contra o próprio Barcelona.

No mesmo período, Valverde conseguiu classificar o time para a Liga dos Campeões uma vez, além de três classificações para a Liga Europa.

O treinador foi responsável por lançar jovens talentos no clube basco, algo muito esperado dentro do Barça, onde a média de idade subiu perigosamente. Dentre as grandes estrelas, Lionel Messi, Luis Suárez, Piqué e Iniesta estão próximos ou já atravessaram a barreiras dos 30 anos.

Outra incógnita é ver como Valverde vai administrar os principais nomes do time, a começar pelo trio ofensivo MSN, formado por Messi, Suárez e o brasileiro Neymar.

O estilo de jogo veloz e de passes rápidos, marca clássica da equipe catalã, é outro objetivo a ser reconquistado pelo Barcelona, em baixa após anos de muitas conquistas.

A carreira de Valverde conta com passagens por Valencia, Villarreal, Olympiakos e Espanyol. Na Grécia, o treinador levantou cinco títulos.

Veja também

Eslovênia acusa comitê organizador do Mundial de Handebol de servir comida estragada
Handebol

Eslovênia acusa comitê organizador do Mundial de Handebol de servir comida estragada

Com 21% de chance de queda, Sport encara sequência que lhe deu apenas quatro pontos no 1º turno
Sport

Com 21% de chance de queda, Sport encara sequência que lhe deu apenas quatro pontos no 1º turno