Van Dijk é eleito melhor jogador da Uefa na temporada

Zagueiro superou Messi e Cristiano Ronaldo. Pelas mulheres, a inglesa e também defensora Lucy Bronze foi escolhida

Van Dijk superou concorrentes e levou prêmio de melhor da EuropaVan Dijk superou concorrentes e levou prêmio de melhor da Europa - Foto: Valery Hache / AFP

O zagueiro holandês Virgil Van Dijk, vencedor da última Liga dos Campeões com o Liverpool, foi eleito o melhor jogador da Uefa da temporada passada temporada, nesta quinta-feira em Mônaco, deixando para trás Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Van Dijk, de 28 anos e um dos grandes nomes da recente epopeia dos 'Reds' na Champions, sucede assim o croata Luka Modric (Real Madrid). "Tenho que agradecer a meus companheiros de equipe. Sem eles eu não teria conseguido", declarou Van Dijk ao BT Sport. "Foi um longo caminho e isto é parte da minha viagem. Estou muito orgulhoso de conseguir este troféu", afirmou.

Cristiano Ronaldo é o jogador que mais vezes ganhou o prêmio da Uefa, em três ocasiões (2014, 2016 e 2017), seguido de Messi, que o conquistou em duas (2011 e 2015).

Antes de ser anunciado como o melhor jogador da última temporada, Van Dijk recebeu nessa mesma cerimônia o prêmio de melhor zagueiro. Um de seus companheiros do Liverpool, o brasileiro Alisson Becker, foi eleito o melhor goleiro.

O prêmio para o melhor atacante foi para Messi, eliminado com o Barcelona nas semifinais exatamente contra o Liverpool, enquanto que o de melhor meia ficou com o holandês Frenkie De Jong, atualmente no Barça mas que na última temporada brilhou com o Ajax, time que surpreendeu ao chegar às semifinais da Champions.

Na categoria feminina, o prêmio de melhor jogadora da Uefa ficou com a inglesa Lucy Bronze, lateral-direita do Lyon. O júri escolheu Bronze no lugar de outras duas jogadoras do Lyon, o clube campeão da Champions feminina: a Bola de Ouro norueguesa Ada Hegerberg, que fez um 'hat-trick' na final europeia diante do Barcelona (4-1), e a francesa Amandine Henry. 

Leia também:

Messi, CR7 e Van Dijk vão disputar o melhor da Europa

van Dijk é eleito o melhor jogador da Premier League 

Barcelona fica em grupo mais forte em sorteio da Champions 

 

Veja também

Novo primeiro-ministro japonês se diz "decidido" a sediar Jogos Olímpicos apesar da pandemia
Jogos Olímpicos

Novo primeiro-ministro japonês se diz "decidido" a sediar Jogos Olímpicos apesar da pandemia

STJD nega pedido do Flamengo e mantém jogo contra o Palmeiras no domingo
Futebol

STJD nega pedido do Flamengo e mantém jogo contra o Palmeiras no domingo