Futebol

Veja quais os cenários para o Santa se classificar ao mata-mata da Série D na próxima rodada

Tricolor pode avançar de fase de forma antecipada, diante do ASA, em Arapiraca; até empate pode garantir vaga no G4

Torcida do Santa CruzTorcida do Santa Cruz - Foto: Divulgação

A aguardada classificação à próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro pode ser alcançada pelo Santa Cruz com uma partida de antecedência. Terceiro colocado do Grupo 4, com 18 pontos, o Tricolor pode avançar ao mata-mata em caso de vitória diante do ASA, domingo, em Arapiraca, pela 13ª rodada. Porém, até mesmo um empate, a depender de outros resultados do fim de semana, pode manter o Tricolor mais próximo de um acesso à Série C.

Em caso de vitória, o Santa Cruz chegará aos 21 pontos. Para perder a vaga no G4, o clube precisaria ser ultrapassado por quatro clubes: Lagarto, ASA, Jacuipense e Sergipe - únicos que poderiam somar mais do que a pontuação do Tricolor. Esse risco não existiria.

O Lagarto já tem 21 e poderia terminar até com 27. O ASA, em caso de tropeço, ainda teria como chegar aos 22. Sobre Jacuipense (4º, com 18) e Sergipe (5º, com 15), não existiria como os dois passarem o Santa. Mesmo se os times vencerem seus respectivos jogos nesta rodada, contra CSE e Juazeirense, eles ainda não conseguiriam uma “dobradinha”. Afinal, baianos e sergipanos se enfrentarão na rodada derradeira

O representante de Riachão do Jacuípe chegaria com 22, enquanto o de Aracaju teria 18. Se o Jacuipense vence, elimina o Sergipe. E vice-versa. Se empatarem, só os baianos passam, já que os sergipanos empatariam em número de pontos com o Santa Cruz, mas ficariam abaixo por ter menos vitórias. 

O Santa também pode se classificar antecipadamente em caso de empate. Para isso, o Tricolor teria de torcer por uma vitória do Sergipe diante da Juazeirense e uma derrota do Jacuipense para o CSE. 

No cenário, o Santa ficaria com 19 pontos. Sergipe e Jacuipense teriam 18. Na rodada final, mesmo se o Tricolor perder para o Lagarto, ainda estaria classificado porque sergipanos e baianos teriam que matar um ao outro. Mesmo se empatassem, igualando a pontuação coral, ficariam atrás pelo critério de vitórias.

Regulamento da Série D

Os quatro melhores colocados de cada chave avançam ao mata-mata da Série D. O Santa Cruz, em uma possível classificação, teria pela frente um dos times do G4 do Grupo 3. Hoje, os quatro clubes garantidos à etapa seguinte seriam Retrô, Sousa/PB, Icasa/CE e América/RN. Quem chegar até as semifinais estará garantido na Série C de 2023.

Veja também

Flamengo volta a vencer Corinthians e garante vaga na semifinal da Libertadores
Libertadores

Flamengo volta a vencer Corinthians e garante vaga na semifinal da Libertadores

Claudinei lamenta "resultado inimaginável", e diz que Sport mostrou evolução contra Ituano
Sport

Claudinei lamenta "resultado inimaginável", e diz que Sport mostrou evolução contra Ituano