Vitor Roque se recupera no Palmeiras e volta a defender seleção brasileira após dois anos
O camisa 9 defenderá o Brasil contra Senegal e Tunísia entre os dias 15 e 18 e novembro
Vitor Roque é uma das novidades de Carlo Ancelotti na nova convocação da seleção brasileira, revelada nesta segunda-feira. Destaque do Palmeiras se recuperou nesta segunda metade da temporada e volta a defender o Brasil após dois anos. O camisa 9 defenderá o Brasil contra Senegal e Tunísia entre os dias 15 e 18 e novembro.
Leia também
• Neymar segue esquecido na seleção e Ancelotti avisa: 'Preciso de atletas top fisicamente'
• Ancelotti minimiza polêmicas de Vini Jr.: 'Não sou seu pai, quero ser para ele só um treinador'
Um dos principais nomes nas categorias de base da seleção brasileira, Vitor Roque passou por um limbo na equipe principal no período em que permaneceu na Europa. O atacante, revelado pelo Cruzeiro, ganhou destaque no Athletico-PR e foi convocado por Ramon Menezes para amistoso contra Marrocos, em março de 2023.
Na ocasião, se tornou, com 18 anos e 25 dias, o jogador mais novo a estrear pela seleção desde Ronaldo, que tinha 17 anos em 1994, às vésperas da Copa do Mundo daquele ano. Desde então, no entanto, não voltou a ser lembrado por Fernando Diniz ou Dorival Júnior. Isso se deve, principalmente, ao período em que esteve em baixa no Barcelona e no Bétis, ambos da Espanha.
O retorno do atacante ao futebol brasileiro, para defender o Palmeiras, se deve também ao desejo que Vitor Roque tinha em retornar à seleção. No período em que permaneceu sem ser chamado, viu nomes como Endrick, João Pedro e Estêvão ganharem oportunidades sob o comando de Dorival e Ancelotti.
"Vitor Roque está jogando muito bem no Campeonato Brasileiro. Temos sete jogadores do Brasileirão e isso mostra que a seleção está atenta ao que está acontecendo por aqui", afirmou Ancelotti, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, após anunciar a lista de 26 nomes para os próximos amistosos.
O Palmeiras pagou 25,5 milhões de euros (R$ 152 milhões, na cotação da época) para contratar Vitor Roque junto ao Barcelona, no início deste ano. O clube celebrou a convocação do atacante em suas redes sociais, depois de um período em que recebeu críticas pelo jejum de gols e ganhou respaldo de Abel Ferreira.
Finalista da Libertadores e líder do Brasileirão, o Palmeiras tem em Vitor Roque um de seus principais destaques neste ano. São 38 jogos disputados pelo atacante nestas duas competições, em que soma 17 gols e seis assistências. Ele, no entanto, será desfalque para o duelo com o Santos, que ocorre durante a Data Fifa de novembro.

