Vitória de novato leva Brasil à 2ª fase da Copa Davis

João Pedro Sorgi, 365º do ranking mundial em simples, bateu o dominicano Roberto Cid, 468º colocado

Sorgi joga a primeira Copa Davis de sua carreiraSorgi joga a primeira Copa Davis de sua carreira - Foto: Facebook/Copa Davis

O tenista João Pedro Sorgi, 24, que joga a primeira Copa Davis de sua carreira, foi o responsável por classificar o Brasil para a segunda fase do zonal americano, após vitória por 2 a 1, de virada, contra atleta da República Dominicana, com parciais de 6-7 (8-10), 6-1 e 6-4, em partida na madrugada deste domingo (4).

Sorgi, 365º do ranking mundial em simples, precisava derrotar o dominicano Roberto Cid, 468º colocado, para garantir a presença do time brasileiro na próxima fase, em que enfrentará a Colômbia.

O tenista vinha de uma derrota, por 2 sets a 1, contra o dominicano José Hernandes, em partida que abriu a participação brasileira na competição. Depois disso, o país conseguiu se recuperar, com vitórias de Thiago Monteiro, também contra Roberto Cid, e da dupla Marcelo Melo e Marcelo Demoliner, que venceu os dominicanos Nick Hardt e José Olivares.

Uma derrota de Monteiro para Hernandez neste sábado (3), no entanto, deixou o país em situação delicada. Caso Sorgi perdesse o último duelo, a equipe seria eliminada já na primeira fase, diante um adversário mais fraco.

"Sem palavras para descrever tudo o que aconteceu essa semana, muita emoção. Tudo isso foi consequência de uma união muito forte da equipe, me senti muito acolhido aqui. Essa não é uma vitória só minha, quero agradecer também ao meu treinador, o Christian Kodazs, meu psicólogo Aparício Menezes, minha família, todo mundo que torce e manda essa energia", disse Sorgi após a partida. "Estou muito emocionado e feliz por dar a vitória ao país e representar essa equipe, que é muito unida."

Sorgi, ao lado de Thiago Wild (621º do ranking), 17, é um dos novatos do Brasil na competição. Os dois integraram a equipe às pressas, após uma série de baixas no time nacional.

Rogério Dutra Silva, o Rogerinho (101º), Guilherme Clezar (220º) e João Souza, o Feijão (241º), optaram por priorizar seus calendários de torneios no saibro e pediram dispensa da convocação.

Thomaz Bellucci (107º) foi liberado de suspensão por doping na última quarta-feira (31), mas o capitão João Zwetsch avaliou que ele chegaria sem ritmo de jogo por estar seis meses inativo.

Veja também

Santa anuncia renovação de contrato do artilheiro Pipico
FUTEBOL

Santa anuncia renovação de contrato do artilheiro Pipico

Tite convoca Allan e aguarda melhora de Neymar e Alex Telles
Seleção Brasileira

Tite convoca Allan e aguarda melhora de Neymar e Alex Telles