Wallace inaugura projeto Gol Verde na Arena de PE

Primeiras mudas foram plantadas pelo artilheiro do mês no estádio, com quatro gols marcados

Wallace Pernambucano foi o primeiro atleta a participar do projetoWallace Pernambucano foi o primeiro atleta a participar do projeto - Foto: Hesíodo Góes/Seturel

A Arena de Pernambuco iniciou nesta segunda (29) um projeto para ajudar na preservação da área ecológica próxima do estádio localizado em São Lourenço da Mata. Foi o dia o pontapé inicial do Projeto Gol Verde, resolução para preservação da mata ciliar do Rio Capibaribe. O primeiro a plantar as mudas de Ipê Amarelo e Pau Brasil, alguns dos tipos que margeiam o Capibaribe, foi o meia Wallace Pernambucano, jogador do Náutico, acompanhado de Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

O objetivo desse plantio é preservar a mata ciliar do rio e evitar o assoreamento do Capibaribe. O desmatamento das margens é o principal motivo para o acúmulo de detritos nos leitos dos rios e mudança da topografia. Sem a vegetação na beira do rios, existe uma facilidade para a erosão do solo e assim ocorre o assoreamento.

Autor de quatro dos 14 gols no mês de janeiro no estádio, Wallace se mostrou bastante satisfeito em participar do momento. “É uma iniciativa muito interessante e que eu fiz questão de vir participar. Ajudo meu time e ao mesmo tempo, ajudo ao meio ambiente. Se depender de mim, muitas mudas serão plantadas nesta temporada”, disse.

O secretário Felipe Carreras também aprovou a ação e chamou a atenção para a conscientização da população na preservação do rio. "É uma daquelas iniciativas simples, mas de impacto significativo. A sustentabilidade sempre esteve na pauta da Arena de Pernambuco e o Gol Verde acerta em cheio nesta demanda. É uma forma de cuidar diretamente da mata ciliar, ao mesmo tempo em que chamamos atenção da sociedade para a importância dos cuidados não só com o Capibaribe, mas com todos os nossos rios", destacou Carreras. "Só espero que no mês que vem, o artilheiro não tenha se destacado por marcar gols contra o Sport", brincou.

O Gol Verde é mais uma ação da Arena Verde, conjunto de atividades que visa preservar o meio ambiente. Além do plantio de mudas, o estádio ainda tem uma usina de energia solar, que gera 971,25 MWh e proporciona uma economia de até 15% da energia, faz coleta de resíduos sólidos, que gerou mais de 50 toneladas em 2017, e faz reuso do das águas pluviais, de drenagem do campo, dos vestiários e dos banheiros públicos do equipamento, que gera economia de mais de 70% de água.

Veja também

Para reagir na Série A, Sport busca surpreender Atlético/MG, no Mineirão
Brasileirão

Para reagir na Série A, Sport busca surpreender Atlético/MG, no Mineirão

Bahia, São Paulo e Vasco conhecem adversários da Copa Sul-Americana
Sulamericana

Bahia, São Paulo e Vasco conhecem adversários da Copa Sul-Americana