Warriors e Cavaliers iniciam as finais da NBA 2017/18

Finalistas pelo quarto ano consecutivo, Cavs e GSW abrem as finais da NBA nesta quinta-feira (30), às 22h

Cleveland Cavaliers vence a Conferência Leste da NBACleveland Cavaliers vence a Conferência Leste da NBA - Foto: AFP

Pelo quarto ano consecutivo, Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors protagonizam as finais da NBA. A série decisiva em melhor de sete jogos tem início nesta quinta (31), às 22h, na casa do Golden State, que fez melhor campanha na temporada regular. O embate entre os dois times é um recorde entre todas as ligas esportivas dos Estados Unidos, incluindo baseball, hóquei e futebol americano. Nunca antes uma mesma final havia sido repetida por quatro temporadas de forma consecutiva. No retrospecto recente, os Warriors levam vantagem, com os títulos em 2015 e 2017. Em 2016, quem levou a melhor foi o Cleveland, com uma virada marcante.

Embora tenham sido coroados os melhores times do Leste e do Oeste, respectivamente, Cleveland e Golden State não tiveram tanta facilidade no caminho. Pelo contrário. Se não fosse a liderança de LeBron James, o Cleveland dificilmente teria superado o jovem, porém cheio de personalidade time do Boston Celtics na decisão do Leste. Foram necessários os sete jogos da série. Sem LeBron, o Cavs poderia ter caído até antes, na primeira rodada dos playoffs, contra o Indiana Pacers, time contra o qual precisou também dos sete jogos para se classificar.

No Oeste, o Golden State continua sendo o dono do melhor plantel, com Stephen Curry, Kevin Durant, Klay Thompson, Draymond Green e companhia. No entanto, também passou sufoco na série final da conferência, contra o Houston Rockets. Não fosse a lesão de Cris Paul, que ficou fora dos últimos dois confrontos da série, a situação poderia ter complicado seriamente para os atuais campeões, mostrando que é possível derrota-los.

Leia também:
LeBron lidera; e o Cavs vai à final da NBA 2017/18
Warriors vence Houston e fará nova final contra Cleveland

Apesar de decisões serem palcos imprevisíveis, o Golden State tem, sim, favoritismo diante do Cleveland. Enquanto o time de LeBron viveu uma temporada de altos e baixos, trocou vários jogadores durante a temporada regular e precisou se reorganizar durante o certame, os Warriors mantiveram a base vitoriosa do ano passado e fizeram uma campanha tranquila, cadenciando os jogadores.

Finais da NBA 2017/2018

Golden State Warrios x Cleveland Cavaliers

Jogo1 - 31/05 (quinta-feira)
GSW x Cavs – 22h (ESPN)

Jogo 2 – 03/06 (domingo)
GSW x Cavs – 21 (ESPN)

Jogo 3 – 06/06 (quarta-feira)
Cavs x GSW – 22h (ESPN)

Jogo 4 – 08/06 (sexta-feira)
Cavs x GSW – 22h (ESPN)

Jogo 5 (se necessário) – 11/06 ( segunda-feira)
GSW x Cavs – 22h (ESPN)

Jogo 6 (se necessário) – 14/06 (quinta-feira)
Cavs x GSW – 22h (ESPN)

Jogo 7 (se necessário) – 17/06 (domingo)
GSW x Cavs – 21h (ESPN)

 

Veja também

Vasco faz 3 a 0 no CRB e vence a primeira em casa na Série B
Campeonato Brasileiro

Vasco faz 3 a 0 no CRB e vence a primeira em casa na Série B

Vôlei: seleção feminina garante vice-liderança na Liga das Nações
Vôlei

Vôlei: seleção feminina garante vice-liderança na Liga das Nações