Futebol

West Ham vence Fiorentina e conquista Liga Conferência

Gol do título contou com assistência de Lucas Paquetá

West Ham volta a conquistar um título depois de 33 anos West Ham volta a conquistar um título depois de 33 anos  - Foto: MICHAL CIZEK/AFP

O West Ham conquistou a  Liga Conferência da Uefa ao vencer a Fiorentina por 2x1 na final disputada nesta quarta-feira (7) em Praga, na República Tcheca. 

O argelino Saïd Benrahma, abriu o placar de pênalti para o time inglês (62') e Giacomo Bonaventura empatou para a 'Viola' pouco depois (67'). Mas quando parecia que haveria uma prorrogação, Jarrod Bowen marcou o gol do triunfo dos 'Hammers' (90').

Este é o primeiro título continental do clube inglês em 58 anos.

A único taça europeia presente até então na galeria do clube londrino era a Recopa de 1965. A outra final continental que disputou, também da extinta Recopa, foi perdida para o Anderlecht, em 1976.

O West Ham, que terminou a Premier League na decepcionante 14ª posição, não conquistava um título desde a FA Cup de 1980, em que venceu a decisão contra o Arsenal.

Depois de um primeiro tempo típico de final, com excesso de rigor tático e poucas chances de gol, e que só foi alterado por um gol de Luka Jovic para a Fiorentina anulado por impedimento do atacante sérvio, a partida se abriu na segunda etapa.

O time inglês saiu na frente com um pênalti convertido pelo argelino Saïd Benrahma (62). Cinco minutos depois, os italianos empataram com um chute cruzado de dentro da área do meia Giacomo Bonaventura.

A 'Viola' teve uma grande oportunidade de virar com um chute de Rolando Mandragora que passou perto da trave e, quando parecia que a prorrogação era inevitável, Paquetá lançou em velocidade para Jarrod Bowen, que se livrou dos marcadores e chutou na saída do goleiro italiano Pietro Terracciano (90').

A Fiorentina, com a derrota, segue com apenas um título continental conquistado, a Recopa de 1961, e quatro finais perdidas na Taça dos Campeões Europeus (1957), Recopa (1962), Copa da Uefa (1990) e agora a Liga Conferência (2023).

Veja também

Copa América: EUA estreia com vitória tranquila sobre a Bolívia
Copa América

Copa América: EUA estreia com vitória tranquila sobre a Bolívia

Palmeiras vence 5ª seguida com brilho de Estêvão, contra o Juventude
Campeonato Brasileiro

Palmeiras vence 5ª seguida com brilho de Estêvão, contra o Juventude

Newsletter