Futebol

William Alves cita importância em fazer rodízio no elenco: “jogador não é maquina"

Santa Cruz vai atuar em três competições neste primeiro semestre: Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil

William AlvesWilliam Alves - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Começo de temporada, acompanhado do acréscimo de jogos em curto intervalo de tempo, por competições diferentes, são ingredientes que levam os clubes a explorar bastante as peças do elenco. Em outras palavras, fazer o “rodízio” para evitar o desgaste e manter a equipe com força máxima (ainda que física, mas nem sempre técnica) em todos os compromissos. É com esse pensamento que o zagueiro William Alves saiu em defesa do planejamento do Tricolor de “rodar o grupo” neste início de 2021, dividido entre duelos pelo Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

“O acúmulo de jogos no começo do ano é grande e precisamos ter um elenco que possa rodar os jogadores. Quando há uma sequência de partidas com os mesmos atletas, isso afeta o rendimento da equipe. Jogador não é uma máquina e não consegue manter o mesmo ritmo físico por tantos jogos seguidos. Por isso a necessidade do rodízio. Cada equipe vê a estratégia para fazer isso da melhor forma e vamos tentar fazer isso aqui, mas deixando a equipe viva em todas as competições”, afirmou. 

O zagueiro também se mostrou confiante em uma evolução do Santa no novo esquema adotado desde a chegada do técnico João Brigatti, com três defensores. “Eu me sinto confortável com essa formação. Já passei por outros clubes e outros treinadores usaram isso. Sei que precisamos de um encaixe melhor. A variação é diferente da que tínhamos no ano passado e, pela falta de treino que tivemos por conta do calendário apertado, não estamos no nosso melhor. Precisamos acertar alguns pontos, mas o professor está atento a isso”, frisou.

O próximo compromisso do Santa Cruz na temporada é domingo (7), contra o ABC, no Arruda. “Jogo importante, em casa, e temos que fazer prevalecer o mando de campo. A Copa do Nordeste é de tiro curto. Precisamos de uma vitória para entrar no grupo dos quatro primeiros que classificam à próxima etapa”, ressaltou.

 

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter