TECNOLOGIA 5G

Com dinheiro do BNDES, Brisanet expande presença 5G no CE

Os investimentos são na tecnologia 5G/FWA que funciona também no 4G e permite um acesso fixo à banda larga sem fios

Antena 5G da Brisanet no CearáAntena 5G da Brisanet no Ceará - Foto: Divulgação

A empresa cearense Brisanet vai fazer um investimento de R$ 146,1 milhões via financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), que foi formado por uma taxa recolhida na conta de telefone dos brasileiros. A expansão vai permitir a universalização de acesso à banda larga 5G para mais de 200 mil pessoas em 168 comunidades nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape, todas no Ceará.

Segundo informações do BNDES, é a primeira operação com recursos do FUST que vai implantar banda larga 5G em comunidades de baixa renda com dificuldade de acesso a este tipo de serviço.

Os recursos serão empregados na ampliação, aplicação e aperfeiçoamento das redes e serviços de telecomunicações, especialmente na tecnologia 5G/FWA, que funciona também no 4G e permite um acesso fixo sem fio. O projeto inclui a implantação de 95 torres de telecomunicações e 95 ERBs (Estações Rádio Base)para a expansão da cobertura do Serviço Móvel Pessoal (SMP) e a instalação de 50 mil modens FWA (Fixed Wireless Access), que possibilita o acesso à banda larga sem utilização de fios, usando links de rádio entre uma torre de celular e o domicílio do cliente.

Segundo o CEO da Brisanet, Roberto Nogueira, este projeto reafirma o compromisso da empresa em fornecer acesso à internet de qualidade a todas as localidades, independente da sua localização geográfica. “A inclusão digital sempre foi nosso maior propósito e o principal motivador da ascensão da Brisanet. Há mais de 25 anos, temos investido no Nordeste por enxergar o potencial e as oportunidades que essa região nos oferece. Agora, com o apoio dos recursos do FUST, estamos determinados a ir ainda mais longe, ajudando a levar, com inovação e tecnologia, conectividade onde ela é mais necessária", disse o executivo.

A Brisanet e o 5G

O anúncio do investimento ocorreu num evento realizado simultaneamente nas cidades de Caucaia, Maracanaú, Fortaleza e Maranguape, utilizando a conectividade banda larga da Brisanet, que é líder em provimento de serviços de internet e telecomunicações na região Nordeste. A empresa tem a sua sede em Pereiro, no Ceará, atuando como provedora de internet banda larga, operadora móvel (4G/5G), streaming de música, TV por assinatura e telefonia fixa.

A companhia é líder em market share de banda larga fixa na região Nordeste, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, atende 158 cidades nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) com mais de 1,3 milhão de assinantes em banda larga fixa com uma infraestrutura de rede própria. A empresa possui licença da Anatel para operar com a tecnologia 5G no espectro de 3,5 GHz (Nordeste e Centro-Oeste) e 2,3 GHz (Nordeste).

*Com informações da Brisanet e do BNDES

Leia mais no Movimento Econômico

Desconhecimento em torno do 5G ameaça o avanço da neoindustrialização no Brasil

Rede 5G completa um ano com mais de 10 milhões de usuários

Veja também

Cresce procura por holding familiar para driblar tributação de patrimônio
Coluna Movimento Econômico

Cresce procura por holding familiar para driblar tributação de patrimônio; entenda

Empregos crescem no setor financeiro, diz pesquisa da Audens
Coluna Movimento Econômico

Empregos crescem no setor financeiro, diz pesquisa da Audens

Newsletter