Acidentes em parque aquático: Ministério Público instaura procedimento para apurar os casos
Cerca de seis pessoas relataram acidentes nos últimos dias no Acquaventura, localizado em Tamandaré, no Litoral Sul do estado; Polícia Civil realiza diligências
Após o Procon Pernambuco interditar a montanha-russa do parque aquático Acquaventura, localizado em Tamandaré, no Litoral Sul do estado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou que instaurou um procedimento para apurar os acidentes ocorridos no local.
Por meio de nota, o MPPE também registrou que o Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) foram acionados para fiscalizar o parque, os brinquedos e todas as suas instalações.
Leia também
• Após série de acidentes, Procon-PE interdita brinquedo de parque aquático em Tamandaré
• Acidente em parque aquático: advogados de vítimas pedem interdição e investigação de operações
• Mulher relata ter sido arremessada de atração em parque de Tamandaré
Além disso, foi solicitada uma força-tarefa da Prefeitura de Tamandaré, com o objetivo de inspecionar por meio de sua equipe de fiscalização.
Acidentes em parque aquático
Localizado na Praia dos Carneiros, o parque aquático Acquaventura foi inaugurado no dia 25 de abril. Até o último sábado (3), seis pessoas relataram que sofreram acidentes em brinquedos do local.
Uma das vítimas foi a professora Jaqueline do Nascimento, que ficou com o rosto cheio de ferimentos, na última quinta-feira (1º). O caso dela foi na montanha-russa interditada.
Com a divulgação desses casos, o Ministério Público de Pernambuco requisitou à Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) a instauração de inquérito policial para apurar eventuais responsabilidades criminais, "especialmente pelos casos de lesões corporais graves registradas", ressalta a nota.
O MPPE também solicitou "aos responsáveis pelo parque o envio de todas as licenças e documentos de funcionamento, bem como uma explicação formal sobre as causas dos acidentes".
Procurada pela reportagem da Folha de Pernambuco, a PCPE informou que está ciente do caso e vem realizando diligências a fim de apurar todos os fatos.
De acordo com a Polícia Civil, uma vítima compareceu a delegacia de Tamandaré e registrou a ocorrência na tarde dessa segunda-feira (5).
"A PCPE reforça a importância do registro do Boletim de Ocorrência para que as investigações possam ser realizadas e casos solucionados", informou a polícia.
Parque aquático se pronuncia
Em nota enviada à reportagem da Folha de Pernambuco, o parque aquático Acquaventura se pronunciou a respeito dos incidentes.
A companhia reforçou que mantém compromisso com a segurança dos visitantes e com a apuração dos fatos. Confira:
O Acquaventura esclarece que, após os incidentes registrados em uma de suas atrações no último fim de semana, todas as medidas de apoio aos envolvidos foram prontamente adotadas. A companhia informa que está tratando a situação com a seriedade e a responsabilidade que ela exige, e reforça seu compromisso com a segurança dos visitantes e com a transparência na apuração dos fatos.
As equipes de atendimento do parque prestaram os primeiros socorros no local e realizaram o transporte para a unidade de saúde mais próxima com ambulância própria. Imediatamente após o ocorrido, o equipamento foi isolado, e análises técnicas estão em andamento para identificar com precisão as causas do incidente.
O parque foi vistoriado pelo Procon-PE em 5 de maio de 2025. Após apresentação da documentação e análise das estruturas, não foram identificadas irregularidades que comprometessem seu funcionamento. A empresa ressalta que todas as atrações do parque são submetidas a manutenção e inspeções regulares e operam em conformidade com as normas técnicas nacionais e internacionais. A cada seis meses, o parque passa por vistoria preventiva completa, realizada por empresas independentes.
O Acquaventura nasceu com o propósito de oferecer experiências de lazer com excelência, segurança e acolhimento para todas as famílias. Temos orgulho de integrar um grupo com mais de 12 anos de trajetória no setor de entretenimento, reconhecido nacionalmente por sua qualidade – incluindo a conquista do prêmio de Melhor Parque Aquático do Brasil 2023/2024.
Desde o primeiro momento, a empresa salienta que buscou contato direto com os envolvidos para prestar a devida assistência. No entanto, alguns a recusaram.
Reiteramos nosso compromisso com a verdade, o respeito aos nossos visitantes e a responsabilidade que sempre norteou nossa atuação. O Acquaventura segue colaborando com as autoridades e permanece à disposição para prestar todos os esclarecimentos, reafirmando seu compromisso com a transparência e a segurança do público.
Pedimos parcimônia e colaboração de todos para que nenhuma das partes seja prejudicada por informações incompletas ou distorcidas. Estaremos sempre abertos e disponíveis ao diálogo respeitoso e íntegro.

