Hepatite

Adolescente de 14 anos passa por transplante de fígado no Recife; caso pode ser de hepatite grave

Jovem realizou procedimento no Hospital Oswaldo Cruz; caso está sendo investigado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)

Médicos especialistas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) realizaram o procedimento de transplante de fígado da jovem de 14 anosMédicos especialistas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) realizaram o procedimento de transplante de fígado da jovem de 14 anos - Foto: Marília Falcão (ASCOM/HUOC/UPE)

Uma adolescente de 14 anos foi submetida a um transplante de fígado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), nesta sexta-feira (20), caso que passa a ser investigado como possível hepatite aguda grave de origem desconhecida. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) já notificou o caso ao Ministério da Saúde (MS). Após o procedimento, a jovem segue em observação.
 
Antes de chegar ao Hospital Oswaldo Cruz, a adolescente, residente em Ibimirm, no Sertão do Estado, estava internada no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, desde a última segunda-feira (16). Lá, apresentou sintomas de vômito, icterícia e colúria (urina escura), com o quadro agravando nos dias seguintes, evoluindo para uma encefalopatia hepática, sendo necessária a transferência para o HUOC, passando a ser prioridade na lista de transplante de fígado. 

O fígado captado para a jovem foi coletado no estado do Paraná, e transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) até o Recife. A articulação foi feita pela Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) e a Central Nacional de Transplantes. De acordo com o HUOC, a cirurgia foi bem sucedida e a jovem segue em observação. 
 
Hepatite aguda grave desconhecida
 
O caso passou a ser investigado como um possível novo caso de hepatite aguda grave desconhecida em Pernambuco. De acordo com a SES-PE, seis casos foram notificados, sendo um deles já descartado. Os outros cinco seguem em investigação.  

Histórico de casos:

1. Criança de 1 ano, sexo masculino, que foi acompanhada no Hospital Mestre Vitalino (HMV) e já recebeu alta hospitalar;
2. Adolescente de 14 anos, sexo masculino, residente no município de Salgueiro, que foi acompanhado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e já recebeu alta - Caso descartado
3. Criança do sexo feminino, de 3 anos de idade, residente do município de Glória do Goitá, admitida no Imip;
4. Criança de 9 anos do sexo feminino, residente do município de Casinhas, que deu entrada no Huoc;
5. Criança de 11 anos, sexo feminino, moradora de Camaragibe, admitida no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip);
6. Adolescente de 14 anos, sexo feminino, residente no município de Ibimirim, internada no Huoc.

Veja também

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda
estudo

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda

Newsletter