Hospital da Mulher ganha serviço de alto risco, com 68 leitos
Com o novo serviço, cerca de 300 novos profissionais foram contratados
A Prefeitura da Cidade do Recife inaugurou, na manhã dessa terça-feira (17), o serviço de alto risco no Hospital da Mulher, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife. São 68 novos leitos distribuídos entre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Cuidados Intermediários (UCM) e de Enfermaria de gestação de alto risco. Com a abertura do serviço, aproximadamente, 300 novos profissionais foram contratados.
Durante a inauguração, o prefeito Geraldo Júlio informou que mais três maternidades da capital passarão por reformas: a maternidade Barros Lima, Arnaldo Marques e a Bandeira Filho.
“A entrada do Hospital da Mulher melhorou muito a situação em toda a região metropolitana e essas três maternidades ocupam um papel fundamental. A preocupação não é só a ampliação do serviço aqui, mas as três maternidades passarem por reformas, ampliando sua capacidade. Com essas quatro unidades, o Recife cumpre o seu papel dentro do Sistema Único de Saúde” afirmou Geraldo Julio.
“O Recife é o primeiro município de Pernambuco a abrir serviços de terapia intensiva, logo dois ao mesmo tempo, tanto UTI neonatal para recém-nascidos quanto para mulheres”, disse o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia.
Inaugurado em 2016, o Hospital da Mulher é a unidade que realiza a maior quantidade de partos em mulheres recifenses - somente em 2018, realizou 2.971. Com os novos leitos a estimativa é de que a quantidade mensal de partos aumente para 500, sendo a metade desse número, de alto risco. A doméstica Raquele Carneiro dos Santos, 20, que teve o segundo filho no hospital, elogiou o atendimento: “Gosto do atendimento, os médicos".