Não foi surpresa para ninguém o resultado de quatro pesquisas de diferentes institutos prevendo vitória de Geraldo Júlio sobre João Paulo no segundo turno do Recife. O atual prefeito está com sua gestão bem avaliada por mais de 60% dos eleitores e isso tem um impacto positivo na campanha à reeleição. Além disso, encontrou o tom correto do discurso, que é evitar conflito verbal com o seu opositor, mostrar o que fez na atual gestão e pôr a culpa pelo que não fez no governo Dilma, que “desorganizou” a economia do país. Já o candidato João Paulo adota uma estratégia errada tanto do ponto de vista político como também administrativo. Politicamente insiste em declarar-se do PT (quando muitos petistas Brasil afora esconderam a estrela do partido), em dizer que é aliado de Lula/Dilma (que a maioria da classe média detesta) e em comparar sua gestão com a atual (quando um teve 8 anos de mandato e o outro apenas quatro).
João Paulo insiste em declarar-se aliado de Lula e Dilma, que a maioria da classe média recifense não tolera
Apenas 01 dos 10 vereadores de Caruaru que foram presos em 2013 pelo delegado Erick Lessa, acusados de “associação criminosa” para tentar extorquir o prefeito José Queiroz (PDT), foi reeleito: Cecílio Pedro (PMDB). Sete concorreram à reeleição e três não quiseram enfrentar as urnas. Todos pertencem a partidos políticos que fazem parte da coligação do candidato a prefeito Tony Gel (PMDB).
Visita > O advogado Fábio Neto esteve em Curitiba no último final de semana para fazer uma visita ao pai, Pedro Corrêa, condenado no processo do Mensalão e da Operação Lava Jato. Ele não entrou na cela como “filho” e sim como “advogado” e encontrou o ex-deputado com aquele jeito bonachão de sempre.
Pardal > O TCE lançou ontem um aplicativo nos mesmos moldes do “Pardal” do TSE por meio do qual o cidadão pode fazer denúncia de irregularidades em sua cidade sobre transição de mandato.
Previsão > Nada indica, pelo menos até agora, que a previsão do deputado Sílvio Costa (PTdoB) sobre a prisão de Eduardo Cunha irá confirmar-se: “É o começo do fim do governo de Michel Temer”.
Abalo > A operação “Caixa de Pandora” deflagrada pela Polícia Civil na Câmara Municipal de Jaboatão pode até não ter tido a intenção de atrapalhar Manoel Neco (PDT), mas o estrago já foi feito.
Gravação > O vice-governador Raul Henry, que declarou apoio a Antonio Campos (PSB) no 2º turno de Olinda, ficou profundamente chateado quando soube que ele fizera uma gravação para o guia eleitoral de Raquel Lyra (PSDB), em Caruaru, que tem como adversário o peemedebista Tony Gel.
Vergonha > Funcionário da CEF, o prefeito de Goiânia, Fred Gadelha (PTB), que não disputou a reeleição, contribui para conspurcar a história de sua própria família, de larga tradição política no município, ao atrasar o pagamento da folha e deixar o lixo tomar conta da cidade, conforme mostrou ontem a TV Globo.
Limpeza > O PT tem bons nomes para “refundar-se”, nos moldes propostos pelo ex-ministro Tarso Genro, desde que faça uma “limpeza” na cúpula nacional e entregue o comando do partido a quadros limpos e acima de qualquer suspeita. Não são muitos, mas existem: Bruno Ribeiro e João Paulo (PE), Fernando Haddad e Eduardo Suplicy (SP), Henrique Fontana e Tarso Genro (RS), Patrus Ananias (MG), Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), etc.