EUA

Trump oferece indenização a funcionários federais que queiram se demitir

A proposta é a medida mais radical para reduzir os gastos federais americanos desde a posse de Trump

Proposta foi feita após Trump ordenar que todos os funcionários federais retornassem ao trabalho presencial - Jim Watson/Pool/AFP

O governo de Donald Trump ofereceu terça-feira aos funcionários federais nesta possibilidade de deixarem seus empregos em troca de oito meses de indenização, segunda mensagem interna à qual a AFP teve acesso.

“O governo Trump vai propor ao conjunto de 2 milhões de funcionários federais (...) uma indenização de saída correspondente a oito meses de salário e benefícios sociais”, confirmou Elon Musk no X.

A proposta é a medida mais radical para reduzir os gastos federais americanos desde a posse de Trump, no último dia 20.

Um funcionário do alto escalonamento disse ao canal NBC News que espera que entre 5% e 10% dos funcionários peçam demissão, garantindo uma economia de quase US$ 100 bilhões.

Segundo a mensagem recebida pelos funcionários do governo, o prazo para a demissão vai até 6 de fevereiro.

A proposta foi feita após Trump ordenar que todos os funcionários federais retornassem ao trabalho presencial.

O empresário Elon Musk foi nomeado para liderar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental, com a missão de cortar gastos em toda a máquina federal.

“A força de trabalho federal deve conter o melhor que os Estados Unidos têm a oferecer. Insistiremos na excelência em todos os níveis”, ressalta a mensagem enviada aos funcionários americanos.